Diferentes estágios da metamorfose de uma joaninha
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Joaninhas são insetos que pertencem à família dos besouros. Como muitos outros insetos, elas passam por vários estágios de vida antes de se tornarem adultas. A joaninha passa por quatro estágios, chamados de metamorfose. Esse processo é bem similar ao da borboleta e é bastante complexo. Como a borboleta, a aparência da joaninha muda drasticamente durante a metamorfose, um filhote da espécie não parece em nada com as joaninhas vermelhas e pretas com que nós estamos acostumados.
Estágio do ovo
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
O primeiro estágio da metamorfose de uma joaninha começa quando a fêmea põe seus ovos. Eles geralmente são colocados na parte inferior de uma folha para que, quando nascerem, os filhotes tenham acesso fácil à comida e água. Colocá-los nesse local também os protege dos predadores. Os ovos são pequenos, ovais e amarelos. Esse estágio geralmente dura cerca de uma semana.
Estágio larval
O segundo estágio ocorre quando os ovos chocam. As joaninhas recém-nascidas são chamadas de larvas e são quase irreconhecíveis como joaninhas. Elas possuem corpos mais longos do que os insetos adultos, são pretas em sua maior parte, e se assemelham a jacarés em miniatura (mas com seis pernas). O estágio de larva dura apenas algumas semanas, mas durante esse tempo ela troca de pele várias vezes. Elas possuem um apetite muito saudável e comem principalmente pulgões ou ácaros.
Estágio da pupa
A pupa é a terceira fase da metamorfose da joaninha. Durante esse estágio, ela se prende a uma folha e fica lá por vários dias. A aparência dela se torna parecida com a de um camarão e é praticamente irreconhecível como uma joaninha. Ela não come ou se move porque possui muita comida armazenada no estágio larval. Essa fase dura cerca de cinco dias.
Estágio adulto
A fase final da metamorfose de uma joaninha acontece quando a pele da pupa se abre e o inseto adulto surge. Quando ela sai da pupa, é mole e rosada. Os pontos pretos e a cor não aparecem por algumas horas, enquanto a casca se endurece. Ela pode ser vermelha, laranjada ou amarela. Como um adulto, o inseto se alimenta de pulgões, pólen e plantas. Ela possui dois pares de asas, um corpo oval, antenas, seis pernas, uma cabeça, um tórax e um abdômen. As joaninhas hibernam durante o inverno e se reproduzem durante a primavera, começando a metamorfose novamente.
Referências
Sobre o Autor
Lacy Nichols is a graduate of Appalachian State University in Boone, N.C., where she earned a Bachelor of Science in communication and English. She has written and produced several radio advertisements and commercials, with publications in several literary magazines as well.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images