×
Loading ...

Como dobrar eletrodutos para passá-los em caixas de luz

A National Electrical Code - NEC (Norma Reguladora de Equipamentos Elétricos, tradução livre), nos EUA, determina que os fios de energia sejam passados por dentro de eletrodutos mesmo que eles estejam nas paredes ou expostos. Existem quatro tipos de eletrodutos; os de metal com parede fina, os plásticos, rígidos com rosca e os de metal flexível. Dos quatro, os de parede fina são os mais utilizados em obras residenciais. É muito importante saber dobrar esse tipo de eletroduto corretamente, caso seja necessário fazer algum serviço dessa natureza em casa.

Instruções

É preciso ter bastante prática para conseguir dobrar um eletroduto corretamente (electrician,electrical, image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Meça o perímetro entre a caixa de luz até a quina, em um ângulo de 90 graus, onde o eletroduto precisa ser dobrado. Se você for usar um eletroduto de 1/2", tire um pedaço de 12,5 cm; caso opte pelos de 3/4", tire um pedaço de 15 cm; mas se for utilizar os de 1", será necessário cortar uma parte de 20 cm. Por exemplo, se a medida entre a caixa de luz e a quina tiver 50 cm de comprimento e o eletroduto for de 1/2", subtraia 12,5 de 50 cm para ter um total de 37,5 cm. Meça o eletroduto e faça uma marca nele na altura dos 38 cm.

    Loading...
  2. Coloque o pedaço de eletroduto de 1/2" no curvador de conduíte, no lado que tem um gancho. Alinhe a seta desenhada no curvador com a marca feita no eletroduto. Note que você verá os graus marcados na lateral da ferramenta. Coloque seu pé no apoio apropriado e puxe o eletroduto bem devagar até a marca de 90 graus desenhada no curvador. Não puxe bruscamente, caso contrário o eletroduto poderá ficar deformado.

  3. Passe o pedaço de eletroduto por dentro do conector da caixa de luz e segure-o dobrado no lugar onde você quer que ele se conecte, como em outra caixa de luz. Faça uma marca no eletroduto para que ele possa entrar aproximadamente 1,3 cm no conector da próxima caixa de luz. Depois, tire-o da primeira caixa e corte-o na marca, utilizando uma serra tico-tico.

  4. Coloque o eletroduto dentro dos conectores de ambas as caixas de luz e aperte os parafusos deles. Fixe braçadeiras para tubos 20 cm depois das saídas das caixas de luz e a cada 1,2 m desse ponto em diante.

Loading...

O que você precisa

  • Trena
  • Pincel atômico
  • Eletroduto de metal
  • Caixa de luz de metal
  • Curvador de conduíte
  • Serra tico-tico
  • Chave de fenda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...