Como instalar uma tomada para um forno de micro-ondas

••• micro wave oven image by mattmatt73 from Fotolia.com

Um forno micro-ondas médio consome 1.440 watts de potência, o que equivale a um consumo de corrente de 12 amp. Essa carga é a carga máxima permitida pelo National Electrical Code (NEC, Código Elétrico Nacional Americano), em um circuito derivado de 15 amp. A NEC permite ainda uma carga de 16 amp em um circuito derivado de 20 amp. Contudo, as pessoas costumam ligar os fornos de micro-ondas em circuitos de tomadas de uso geral, sendo que suportam outras cargas, o que resulta em desarme do disjuntor. Prefira colocar um forno de micro-ondas, seja modelo de balcão ou embutido, em seu próprio circuito dedicado. Instalação de uma estrutura dedicada é um projeto relativamente simples, mas o roteamento da fiação para o painel de serviço ou para o painel de disjuntores poderá apresentar alguns desafios.

Passo 1

Caso a instalação seja feita nos Estados Unidos, é preciso obter uma autorização da Authority Having Jurisdiction (AHJ, autoridade local competente), o departamento de edificações municipal. Não inicie o projeto até que você obtenha a licença. Neste momento, você também receberá o número de telefone adequado entrar em contato e agendar uma inspeção futura do seu trabalho.

Caso a instalação seja feita no Brasil, consulte um eletricista e siga as normas e boas práticas definidas pela ABNT para o projeto e materiais usados no trabalho elétrico.

Passo 2

Use o localizador de fios elétricos, para ter certeza de não estar perfurando ou cortando um cabo, e marque o local para a nova caixa de dispositivo. Use a caixa como modelo para desenhar um esboço do corte. Faça um furo com 1,2 cm de cada canto do corte e o acabe de removê-lo usando a serra.

Passo 3

Corte um buraco de 30,5 cm² na parte de trás do gabinete, no nível do chão, na mesma região da parede em que foi feito o recorte de parede feito no passo 2. Faça um furo de 1,2 cm para baixo, através da placa do peitoril da parede para o porão.

Passo 4

Passe o cabo através deste buraco e para o painel de serviço ou para o local do painel de disjuntores. Passe o cabo paralelo às vigas de suporte do piso, e caso precise passar perpendicular às vigas do piso, faça furos de 1,2 cm e passe o cabo por eles. Os furos devem ser feitos de modo que fiquem a pelo menos 3 cm do teto e da parede. Esse espaçamento mínimo de 3 cm é exigido pela NEC para proteger o cabo de possíveis danos por causados por parafusos ou pregos.

Passo 5

Prenda o cabo dentro de 15 cm do painel de disjuntor com um grampo de cabo e depois, em intervalos de 1,20 m, passe o cabo paralelo às paredes, vigas ou aos batentes. Quando o cabo passar através de furos abertos através da parede ou batente, não será necessário um suporte adicional para essa parte do cabo.

Passo 6

Passe o cabo através do espaço da parede e de volta para a cozinha através do recorte do passo 2, para dentro do gabinete do forno de micro-ondas. Corte o cabo com comprimento suficiente para que você possa ter uma sobra 15 cm a 20 cm na caixa de tomada. Insira a caixa de tomada na abertura da parede e prenda-a no lugar, apertando os parafusos no sentido horário, prendendo-a firmemente contra a parte de trás da parede.

Passo 7

Remova o revestimento exterior do cabo usando o estilete. Tenha cuidado para não danificar o isolamento dos fios. Remova 2,5 cm de isolamento a partir das extremidades dos fios isolados.

Passo 8

Descasque as extremidades do fio preto, do fio branco e do fio de aterramento de cobre. Conecte os fios da tomada, colocando os fios de modo a estarem no sentido horário aos parafusos de fixação. Coloque o fio preto sob o parafuso de bronze, o fio branco sob o parafuso de prata e o fio de cobre sob o parafuso verde. Aperte os parafusos firmemente, mas não aperte demais.

Se estiver nos Estados Unidos, não feche o tampa da tomada na caixa de tomada antes da inspeção pelo AHJ. Caso esteja no Brasil, termine de fechar a tampa da tomada.

Passo 9

Desligue a chave geral principal no quadro de luz e retire a tampa do painel. Remova o fundo de passagem de cabos de um dos lados do painel, utilize a chave de fenda e bata com o martelo para deslocar o fundo de encaixe e, em seguida, flexione a aba para frente e para trás com alicate, até que o fundo quebre e saia e reste a abertura de passagem para o cabo. Instale o cabo no furo, fixando de forma segura ao interior do painel.

Passo 10

Instale o disjuntor GFCI no painel. Dependendo do modelo de painel que você estiver usando, a fixação do disjuntor na barra elétrica poderá ser um simples encaixe ou precisará de parafusos de fixação. Desenrole a ponta branca neutra do disjuntor e conecte-a ao eletroduto neutro na caixa de força.

Passo 11

Instale o cabo no painel e prenda-o no lugar apertando os dois parafusos do conector do cabo. Retire o revestimento externo do cabo e ligue o fio de aterramento de cobre à barra de aterramento do painel e fixe-o na barra.

Passo 12

Conecte o fio preto ao parafuso de bronze-colorido no disjuntor GFCI e o fio branco ao parafuso prateado. Com o disjuntor na posição de desligado, ligue novamente o disjuntor principal. Se estiver nos Estados Unidos, não feche o painel até o final da inspeção pela AHJ.

Passo 13

Se estiver nos Estados Unidos, agende a inspeção da obra realizada.

Passo 14

Instale a caixa de tomada. Instale a tampa da caixa de tomada. Recoloque a tampa do quadro de luz. Ligue o novo disjuntor GFCI. Ligue o forno de micro-ondas.

Mais recentes

×