A filtração gravitacional e a filtração a vácuo são procedimentos laboratoriais de rotina para a separação de sólidos a partir de líquidos. Embora a filtração a vácuo seja mais rápida, a filtração por gravidade é geralmente preferível quando se trabalha com soluções quentes ou voláteis. Os próprios filtros podem consistir de vários materiais porosos, mas normalmente é utilizado o papel. Utilizar papel de filtro em forma de cone acelera o processo, pois impede que o filtro grude nas paredes do funil, permitindo que o líquido flua mais livremente. É fácil dobrar um papel de filtro pressionando uma série de dobras sanfonadas.
Instruções
-
Dobre um filtro de papel ao meio, depois ao meio novamente. O filtro deve parecer agora com 1/4 de torta.
Loading... -
Abra a última dobra para que o filtro pareça metade de uma torta. Coloque o filtro em uma superfície sólida, com a borda dobrada em sua direção. O vinco central deve estar voltado para baixo.
-
Coloque o seu polegar esquerdo logo à esquerda do ponto central onde o vinco encontra a borda dobrada. Pegue o canto direito da borda dobrada e dobre-o para cima, de modo que a metade direita da borda dobrada se alinhe com o vinco central. Faça o mesmo para o lado esquerdo. O filtro deve parecer com um 1/4 de torta novamente, mas dessa vez ele tem duas abas que se encontram no meio.
-
Abra as abas para que o filtro se pareça com a metade de uma torta novamente. O filtro deve ter três vincos que se parecem com três raios que emitem a partir do centro. Vire o filtro, mantendo a borda dobrada em sua direção. Agora, todos os três vincos devem estar apontando para cima.
-
Adicione quatro vincos para baixo, dividindo cada uma das quatro regiões entre os vincos ascendentes ao meio. Isso é como dobrar um ventilador.
-
Abra o filtro. Ele agora deve ter 16 seções com vincos alternando para cima e para baixo.