Como substituir a gola e os punhos de uma camisa masculina

••• shirt image by dinostock from Fotolia.com

Com frequência, peças de roupas velhas ficam danificadas nas partes de mais destaque. Roupas de boa qualidade ficam desgastadas ou mais escuras em áreas mais próximas do corpo, como a gola, ou partes que entram em contato com outras coisas, como os punhos da manga. Uma camisa bem gasta, por exemplo, comumente nas partes da gola e dos punhos, fica com a aparência pior. Ao invés de comprar uma camisa nova, você pode customizar uma camisa favorita substituindo a gola e os punhos.

Passo 1

Pegue a camisa masculina e vire do avesso. Procure a costura entre os punhos da camisa e remova com o descosedor. Faça o mesmo com a gola.

Passo 2

Desdobre os punhos e a gola e encontre as linhas em que estão costurados na camisa. Remova com o descosedor. Cuidado para não danificar o tecido.

Passo 3

Vire os punhos e a gola do avesso. Retire as costuras laterais. Você deve ficar com dois punhos da manga separados e duas golas também separadas. Marque no tecido em quais partes a costura vai ser feita.

Passo 4

Meça a bainha e as pregas dos punhos e da gola. Anote num papel para usar as medidas depois.

Passo 5

Coloque os punhos e a gola numa tábua de passar. Passe todas as peças até estarem totalmente lisas.

Passo 6

Retire apenas uma camada da sua nova camisa que pode combinar com a camisa que vai ser reparada da mesma cor ou criando um contraste. Fixe no tecido com um alfinete a gola e os punhos.

Passo 7

Corte a área ao redor dos punhos e do colarinho para que você tenha quatro novas partes. Tire o alfinete das duas peças.

Passo 8

Dobre as extremidades da gola usando as medidas que você tirou no passo 4. Passe as bordas com o ferro até ficarem lisas.

Passo 9

Coloque as partes da nova gola juntas com os lados direitos se encontrando. Use um alfinete no lado e na parte de cima para juntá-las.

Passo 10

Costure a parte de cima e o lado juntos usando a medida da bainha que você tirou no passo 4. Vire a gola do lado direito.

Passo 11

Pegue a sua camisa e fixe com um alfinete a parte de baixo da gola que não está dobrada ao pescoço da camisa deixando as extremidades ao lado direito juntas. Costure-as ainda usando a medida da bainha.

Passo 12

Puxe a parte que vai ser a bainha do avesso e ponha um alfinete para marcar a costura. Faça um ponto com essa parte na camisa. Passe a gola.

Passo 13

Pegue os punhos e fixe as bainhas de cada um juntas costurando-as com as medidas que você tirou. Passe a bainha.

Passo 14

Dobre no meio os punhos, lados do avesso juntos. Dobre a extremidade de cada punho usando as medidas de antes. Passe as dobras.

Passo 15

Fixe as extremidades que não foram dobradas nas pontas das mangas pelo lado direito. Costure os punhos nas mangas usando as medidas da bainha que você anotou antes.

Passo 16

Coloque a parte que vai ser a bainha do avesso e ponha um alfinete para marcar a costura. Faça um ponto com essa parte na camisa. Passe os punhos da manga.

Mais recentes

×