×
Loading ...

Como dobrar MDF

Existem duas boas maneiras de se dobrar fibra de densidade média (MDF). Uma é chamada de "corte em sanfona" e a outra é laminando. Para a maioria dos propósitos o corte em sanfona funcionará melhor -- é mais fácil de fazer e consome menos tempo. Laminar é a melhor opção quando você precisa formar uma curva composta.

Instruções

Se você precisa de uma curva em MDF, existem duas opções (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

    Corte em sanfona

  1. Marque a parte que deseja curvar. Por exemplo, você tem uma peça de MDF de 2 cm com 2,5 m de comprimento e deseja fazer uma curva de 30 graus em uma parte da peça. Alinhe a peça com uma serra em uma mesa grande e ajuste a profundidade da serra para aproximadamente 0,6 cm.

    Loading...
  2. Corte o MDF a cada 2 cm no que será a parte interna da curva, fazendo cortes da esquerda para a direita. Corte em intervalos de 1 cm para obter uma curva mais suave.

  3. Ponha o MDF em uma superfície plana, com os cortes para cima. Ponha um peso em uma das pontas para que a peça não escorregue. Levante a outra ponta e coloque uma tábua embaixo. Suspenda a tábua até que o corte comece a se fechar. Pare na metade da curva desejada de 30 graus e repita o processo do outro lado.

  4. Deite o produto novamente. Encha os cortes com cola branca. Você pode usar um adesivo de poliuretano mais forte, mas se passar muito nesses cortes, ela se expandirá e desfará a curva conforme seca. Teste em uma peça menor de MDF se estiver fazendo isto pela primeira vez.

  5. Refaça a curva desejada com a cola espalhada igualmente em cada vala do corte e prenda com uma braçadeira ou apoie as partes de baixo das pontas erguidas do MDF, pondo pesos na parte curvada para segurar enquanto a cola seca.

    Curvas compostas

  1. Use três folhas de MDF de 0,5 cm de espessura para formar um laminado, ao invés de uma única peça de 2 cm quando precisar fazer uma curva composta, uma convexa e outra côncava.

  2. Improvise suportes em cada ponta da primeira folha (duas bolsas com cascalho servem). Marque as duas áreas curvadas. Improvise um suporte sob a parte convexa (um tubo de papelão funciona bem). Use pesos para segurar o centro da parte côncava e outro suporte sob o MDF na parte de fora e na borda superior da parte côncava.

  3. Adicione a segunda camada e force-a junto da primeira. Adicione a terceira camada. Prenda com uma braçadeira. Se os seus suportes improvisados e a braçadeira segurarem bem as três camadas, remova as braçadeiras para colar.

  4. Espalhe adesivo de construção de forma igualitária por todo o lado superior da primeira cama usando uma colher de pedreiro. Ponha esta primeira camada de volta nos suportes, com o lado do adesivo para cima, e prenda-o temporariamente com as braçadeiras.

  5. Force a segunda camada em cima da primeira, começando pela parte mais côncava do MDF e segurando as pontas para cima, longe da superfície colada. Prossiga do centro da curva côncava para fora e force a segunda camada por cima da primeira, tirando as braçadeiras da primeira camada e recolocando-as prendendo as duas.

  6. Repita o processo, adicionando a terceira camada de 0,25 cm às duas primeiras.

Loading...

Dicas

  • Adesivos de construção secam devagar. Para curvas compostas mais acentuadas, deixe os laminados presos por vários dias.
  • O uso de cola branca como alternativa ao adesivo de construção pode parecer funcionar bem ao retirar dos suportes. Mas o laminado fica um pouco frágil e requer cuidado ao manusear.
  • O uso de cola de poliuretano para as curvas compostas é o ideal. Quando o laminado for solto do suporte, a cola segura o MDF no formato certo, e várias camadas do laminado serão fortes o suficiente como um elemento arquitetural. Cola de poliuretano tende a se expandir quando seca, então use bastantes braçadeiras e suportes fortes para segurar a estrutura na secagem.
  • Para curvas com raios menores no método do corte em sanfona, você pode usar uma serra circular para fazer um corte em sanfona de aproximadamente 0,5 cm de largura, mas tome cuidado: o MDF ficará frágil. Uma solução mais confiável e tediosa é usar a serra de mesa.

Aviso

  • Ventile bem o local e use uma máscara de gás quando se usar o poliuretano.
  • Com as serras de mesa, use óculos de proteção -- e não use luvas: A lâmina corta através das mãos junto com as luvas, que podem ficar presas na serra e arrastar toda a sua mão até a lâmina.

O que você precisa

  • Cola branca, cola de poliuretano ou adesivo de construção
  • Superfície de trabalho grande o suficiente para o MDF e suportes improvisados
  • Suportes improvisados
  • Serra de mesa
  • Caixas
  • Pesos
  • Braçadeiras
  • Tubo de construção de papelão
  • Colher de pedreiro
  • Um ajudante, ou dois para peças maiores

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...