Os efeitos do bicarbonato de sódio no crescimento da planta hidropônica

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
A jardinagem hidropônica é a prática de cultivo de plantas sem o uso de solo. Os jardineiros que praticam esse método geralmente dividem-se em dois campos: aqueles que cultivam as plantas em uma solução nutritiva e aqueles que combinam um meio de cultura, como a vermiculita, com uma solução nutritiva. Independentemente do seu método preferido, os jardineiros enfrentam problemas com pH da solução e as doenças decorrentes da maior umidade em plantações hidropônicas. Geralmente, o bicarbonato de sódio não fornece todos os nutrientes necessários para um melhor crescimento das plantas, em vez disso, ele ajuda o jardineiro a proporcionar um clima ideal para o crescimento destas.
Ajuste do pH
As plantas crescem melhor quando são cultivadas com o pH correto. A maioria das plantas se dão melhor em um solo ligeiramente ácido a ligeiramente alcalino. Muitas vezes, o bicarbonato de sódio é utilizado na hidroponia para aumentar o pH da solução nutritiva, caso ele seja muito ácido. No intervalo de pH ótimo de 5,5 a 6,5, os oligoelementos e nutrientes estão mais prontamente disponíveis para a absorção pelas plantas. Como resultado, elas tornam-se mais saudáveis, maiores e mais resistentes a doenças.
Concentrações de dióxido de carbono
Em um ambiente fechado, uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre pode aumentar a concentração de dióxido de carbono do ar em torno das plantas. Uma concentração superior de dióxido de carbono aumenta a eficiência e a velocidade da fotossíntese. Como resultado, a planta produz mais folhas, é mais forte e bem nutrida. Para obter o melhor efeito, despeje algumas gotas de vinagre em um frasco de bicarbonato de sódio. Isso dará às plantas um período prolongado de níveis mais elevados de dióxido de carbono.
Fungicida
O bicarbonato de sódio também pode ser usado em uma solução para a pulverização foliar, a fim de prevenir o oídio; que é uma das doenças fúngidas mais difíceis de tratar em plantas. Uma infecção geralmente resulta na necessidade de destruição da planta para evitar a contaminação do resto da plantação. A solução é feita com ¼ de uma colher de chá de bicarbonato de sódio, ¾ de uma colher de chá de sais de Epsom e 4 xícaras de água. O spray é aplicado liberalmente sobre as folhas e lavado um a dois dias depois.
Precauções
Apesar de sua capacidade de criar um ambiente ideal, o bicarbonato de sódio deve ser usado com moderação. Se a solução nutritiva for muito alcalina (acima de 7), a absorção de elementos vestigiais pode ser reduzida em até 50%. Deve ser tomado cuidado para não usar o bicarbonato de sódio em excesso para a quantidade de solução de crescimento no sistema. Além disso, algumas plantas não podem tolerar o bicarbonato quando utilizado como uma pulverização foliar. Teste a solução em algumas folhas primeiro antes de tratar toda a planta. Cuidado com o amarelecimento ou a queima das folhas.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Camille Guy has been a copy editor since 1997. She has edited instructional materials for content providers such as Bisk Education Inc. Guy has also edited books for major publishers such as Ashgate Publishing and Packt Publishing. She has studied comparative literature at State University of New York, Empire State.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images