×
Loading ...

Efeitos colaterais de Baytril para infecção urinária em gatos

Baytril (enrofloxacino) é uma medicação antibiótica com uma variedade de usos. Ela é frequentemente usada para tratar infecções urinárias em gatos. De acordo com o site do fabricante, existem poucos casos de efeitos adversos associados com o uso de Baytril. Entretanto, se o seu gato apresentar algum deles, procure o veterinário.

Redução da visão é o efeito colateral mais comum associado com o uso de Baytril a longo prazo (cat image by tnk333 from Fotolia.com)

Toxicidade na retina

Baytril pode causar toxicidade na retina em gatos que pode resultar em perda da visão, reversível ou permanente. Esse efeito colateral é mais comumente associado com o uso a longo prazo das formas oral e injetável. De acordo com o departamento "head of the Tufts University ophthalmology" esse efeito adverso ocorre mais frequentemente em gatos que recebem a dosagem entre 10 e 20 mg/kg por dia, embora os que recebem 4,6 mg/kg por dia também podem ser afetados.

Loading...

Desconforto gastrointestinal

Baytril pode causar náusea, vômito ou diarreia em gatos. Contate o veterinário se isso ocorrer.

Lesões na cartilagem

Embora os gatos são muito menos suscetíveis a lesões na cartilagem que cães, esse efeito colateral pode se desenvolver no uso a longo prazo, especialmente nos que estão em fase de crescimento, com idade entre 2 a 10 meses. As lesões na cartilagem nem sempre apresentam sintomas. Se ela não se curar sozinha, pode causar dor crescente nas articulações. Mancar com a perna afetada é o primeiro sinal.

Ninhada pequena

As gatas prenhas recebendo doses entre 210 e 875 mg/kg de Baytril podem ter ninhadas pequenas. A prole também pode apresentar ossificação tardia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...