Efeitos colaterais da farinha de konjac

A farinha de konjac é um suplemento alimentar

Thinkstock/Comstock/Getty Images

A farinha de konjac é utilizada na forma de pó como um suplemento para a perda de peso. Ela vem de uma planta nativa da Ásia e especialmente comum no Japão e na Indonésia. O pó é constituído em grande parte pelo carboidrato glucomanano, de acordo com o site FibraSlim.com. Os efeitos colaterais que surgem do consumo da farinha de konjac são causados ​​pelo glucomanano.

Flatulência e inchaço

O glucomanano é uma fibra solúvel em água, o que significa que se dissolve prontamente, uma vez que atinge o estômago e os intestinos. As bactérias nos intestinos provocam a sua fermentação, levando à formação de gases e ao inchaço. Esses sintomas são frequentemente acompanhados de dores de estômago, inchaço na área abdominal e flatulência. Esse efeito colateral também resulta em uma sensação de saciedade, o que pode ser uma das razões pelas quais a substância funciona como um suplemento para perda de peso, pois a pessoa que o consome pode não sentir fome.

Idas ao banheiro

O glucomanano é um diurético, o que significa que ele libera o corpo de toxinas através da micção frequente. Aqueles que consomem essa substância devem ficar sempre próximos a um banheiro, tanto por conta das propriedades diuréticas do glucomanano quanto por sua propensão para causar diarreia. A diarreia geralmente é leve, de acordo com o site FibraSlim.com, mas ainda é um fator a se considerar.

Asfixia

A farinha de konjac é frequentemente consumida sob a forma de um comprimido. Ela é muito eficaz na absorção de líquidos e em expansão. Indivíduos com problemas de garganta ou de esôfago correm o risco do comprido expandir em suas gargantas, fazendo com que ele fique preso e leve à asfixia.

Reações alérgicas

Aqueles que são alérgicos a glucomanano podem ter uma série de outros efeitos colaterais ao consumir a farinha; estes incluem erupções cutâneas ou outras condições de pele, congestão ou dor no peito e congestionamento na garganta.

Outras advertências

O glucomanano na farinha de konjac, que pode causar interrupções no sistema digestivo, pode causar danos ainda maiores se tomado como uma solução de perda de peso a longo prazo, de acordo com o DietSpotlight.com. O site também observa que a farinha de konjac é proibida na Austrália e não foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) americana.

eHow Brasil
×