A xantina na dieta
Creatas/Creatas/Getty Images
A xantina forma-se no corpo humano como uma parte do metabolismo das purinas, substâncias encontradas em certas carnes e produtos fermentados. Ela também aparece na dieta como a cafeína de alimentos e bebidas.
Descrição
A xantina, um alcaloide normalmente encontrado no tecido muscular, na urina e no sangue, também ocorre em algumas formas de plantas. As purinas degradam-se virando xantina, que depois combina-se com a xantina oxidase para formar o ácido úrico no corpo, de acordo com o site "Great Vista Chemicals".
Alimentos
A cafeína representa uma forma de xantina, de acordo com o site "Ask the Dietician". Exemplos de alimentos e bebidas que contêm cafeína são chocolate, refrigerante de cola, café e chá. Alimentos ricos em purinas, precursora da xantina, são bacon, frutos do mar e produtos à base de fermentação como pão e cerveja, de acordo com o site "Joint-Pain.com".
Impacto na saúde
Pessoas que sofrem de gota causada por excesso de ácido úrico devem evitar alimentos ricos em purinas. A xantina na forma de cafeína tem um efeito mínimo sobre a gota, de acordo com o site "Ask the Dietician". No entanto, ela pode contribuir para a irritação gastrointestinal. O "Atlantic Coast Gastroenterology Associates" recomenda que os pacientes que sofrem de problemas digestivos evitem a substância.
Referências
Créditos Fotográficos
Creatas/Creatas/Getty Images