O que significam as siglas HC, CMP e TSH de resultados de exames?

Durante um exame comum de sangue, os níveis HC, CMP e TSH são utilizados para determinar se um paciente está com qualquer enfermidade ou doença. Esses exames são considerados de rotina e podem ajudar a determinar o início de um tratamento adequado para uma série de doenças como diabetes e distúrbios da tireoide.

Hemograma Completo

Um hemograma completo ou HC fornece informações sobre o número e o tipo de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Essa informação é utilizada para diagnosticar doenças e distúrbios como anemia ou infecções.

Painel metabólico completo

Esse exame de rotina inclui informações sobre os rins, fígado, ácido/base e o equilíbrio de eletrólitos. O exame é feito durante testes físicos e check-ups. Os resultados são utilizados para verificar se há sinais de diabetes, doenças hepáticas e renais.

Hormônio estimulante da tiroide

O hormônio estimulante da tireoide ou TSH (sigla em inglês) é usado para verificar se há presença de hiper ou hipotireoidismo. O exame normalmente é feito em recém-nascidos e para verificar problemas de infertilidade. O médico geralmente pede esse tipo de exame quando alguém tem um aumento da glândula tireoide ou simplesmente para acompanhar os tratamentos dos pacientes.

Um valor alto significa que uma glândula tireoide tem algum tipo de disfunção. O valor baixo indica uma glândula hiperativa.

Jejum

Não é necessário fazer jejum (durante um período de oito a 120 horas) para fazer o exame de TSH ou HC, mas é recomendado para o CMP.

Considerações finais

Para fazer esses exames, será preciso coletar um tubo de ensaio de sangue de uma veia do braço. Isso pode ser feito na maioria das clínicas ou hospitais.

eHow Brasil
×