Os efeitos da inalação de pó de ferro fundido
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Apesar de não ser nocivo em sua forma sólida, a exposição prolongada à poeira e vapores de ferro provenientes do processamento do material podem causar danos à saúde. Siga as diretrizes de segurança e higiene industrial e sempre use equipamentos de proteção ao manusear esse material.
Composição do ferro fundido
O ferro fundido pode conter mais de 90% de ferro, e a maioria de sua poeira e vapores será de ferro ou óxido de ferro. Ele também contém 2% de carbono, bem como pequenas quantidades de manganês, cromo, cobre, níquel, fósforo e silício.
Trabalhando com ferro fundido
As fundições que não foram limpas podem conter sílica incorporada, o que pode causar condições sérias, como o câncer de pulmão. A poeira produzida durante a usinagem, retífica ou soldagem de ferro fundido pode produzir partículas aéreas que requerem ventilação ou um respirador de proteção para poeira e vapores que atenda aos padrões de segurança locais.
Efeitos na saúde a curto prazo
Os efeitos agudos, ou a curto prazo, para a saúde provenientes da inalação de poeira de ferro fundido incluem irritação do pulmão e da membrana mucosa da garganta. Se você suspeita que possa ter inalado poeira de ferro fundido, afaste-se da fonte da substância.
Efeitos na saúde a longo prazo
Os efeitos crônicos, ou a longo prazo, da inalação da poeira de ferro fundido podem incluir uma condição chamada pneumossiderose (também conhecida como siderose ou pulmão do soldador), que apresenta-se como pequenas manchas na radiografia torácica. Os sintomas incluem dificuldades para respirar e tosse.
Referências
Sobre o Autor
William Vogel specializes in new art, old architecture and contemporary music. Originally from Chicago, he earned a B.A. in art history from Denison University in Granville, Ohio, as well as an M.S. in historic preservation from the Pratt Institute in Brooklyn, N.Y.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images