×
Loading ...

Efeitos negativos do esporte em jovens

Apesar da prática esportiva ser muito importante para ajudar adolescentes a ocuparem o seu tempo, cuidarem de si mesmos e se concentrarem em seus estudos e notas, poderão haver algumas consequências negativas e surpreendentes.

Sem um bom gerenciamento do tempo, a prática de esportes poderá fazer as notas do aluno caírem (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Vida escolar

Em muitas escolas, o aluno envolvido com esportes deve manter uma certa nota média. Algumas exigem a média mínima 5, outras 7. Isso fará com que o aluno-atleta se esforce na sala de aula, a fim de continuar a se beneficiar de um esporte. Os estudantes com talento esportivo que preferem as atividades físicas do que as de aprendizagem em sala de aula podem ter suas notas afetadas o que poderia ser desgastante para a equipe, para o aluno e a instituição em si.

Loading...
Todos os estudantes-atletas devem ter notas mínimas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Auto-estima

Há ocasiões em que um aluno tenta participar de uma atividade esportiva, mesmo que não tenha capacidade atlética. Em alguns casos, o aluno só quer participar de algo e sabe que não é tão bom naquilo. No entanto, se ele tiver uma experiência ruim em um treino ou jogo, ou passar por uma situação em que tenha sido envergonhado, isso poderá prejudicar a sua auto-estima e até mesmo levá-lo a sair da prática, o que seria uma lição mal aprendida.

Uma experiência ruim em eventos esportivos pode afetar a auto-estima (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Mau treinador

Um bom treinador deve ser um modelo positivo e poderá ter um forte efeito sobre o desempenho de um aluno em um esporte. No entanto, alguns treinadores têm um efeito negativo por causa de seu temperamento, exigências ou mesmo por terem muito pouco conhecimento de um esporte. Um treinador negativo pode fazer um aluno regredir em termos de desenvolvimento, e assim afetar a sua auto-estima. Um bom diretor de esportes pode ajudar a evitar isso. Contratar um bom treinador pode fazer uma grande diferença. Se as crianças não puderem falhar, se escutarem gritos a todo momento ou forem barrados por fazerem algo errado, eles estarão sendo treinados a terem medo de tentar.

Um mau treinador por ter uma influência negativa nos alunos (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)

Pais que exigem muito

Os pais devem saber lidar com a vida esportiva dos filhos, independente do esporte. Exigências para ser o melhor desgasta o jovem e seu treinador. Os pais às vezes agem como se soubessem tudo, o que pode ser muito negativo. Alguns, por exemplo, insistem que seus filhos pratiquem apenas um esporte durante todo o ano. Outra questão são as expectativas que os pais colocam nos jovens. Às vezes, elas são tão elevadas que o aluno não consegue alcançá-las. O estresse no esporte pode ser causado por pais que querem vencer a todo custo, excesso de treinamentos e viagens.

As exigências dos pais pode ser bem negativa (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...