×
Loading ...

Os efeitos negativos e positivos das redes sociais

A rede social se tornou uma parte considerável da sociedade. Até as grandes empresas e celebridades estão entrando na onda. Muitas pessoas acordam todo dia e a primeira coisa que fazem é verificar as redes sociais em vez de pegar um jornal. Segundo o Facebook, os usuários brasileiros de internet passam em média 12 horas por mês nesta rede. Como as pessoas estão passando mais tempo navegando nas redes sociais, é importante destacar alguns dos efeitos positivos e negativos que elas têm em uma sociedade.

Mulher no computador (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Ajudando pequenos negócios

As redes sociais podem auxiliar muito os pequenos negócios. Anúncios em mídias tradicionais, como revistas impressas e rádios comerciais, podem custar milhares de reais, que alguns pequenos negócios simplesmente não dispõem em uma economia complicada. As redes sociais permitem que os proprietários de pequenos negócios se conectem com clientes e clientes em potencial gratuitamente, sem custo além de tempo e energia. Os marqueteiros de pequenas empresas podem postar cupons em grupos no Facebook ou realizar promoções no Twitter. Além de gerar receita dessa forma, as empresas também podem ter um retorno positivo ou negativo diretamente dos consumidores.

Loading...
Pequeno negócio de costura (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Viciante

Um aspecto negativo das redes sociais é que elas podem ser viciantes. Passar muito tempo em redes sociais pode fazer com que as pessoas percam o foco das tarefas de trabalho ou em casa. As redes precisam ser utilizadas com moderação. Se alguém estiver passando muito tempo nas redes sociais ao ponto de não dormir o suficiente à noite ou ignorar amigos e familiares que queiram passar tempo com ele pessoalmente, a rede pode ser um problema sério.

Adolescentes no celular (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Equalizador na publicidade e marketing

As redes sociais estão colocando os mundos da divulgação e publicação em patamares iguais. Antes delas, boa parteo do mundo da publicação e divulgação era dominado por líderes da indústria e celebridades. Agora qualquer pessoa pode criar um produto, uma imagem ou marca e encontrar seguidores on-line. Os e-books estão ganhando mais respeito e popularidade graças aos dispositivos eletrônicos de leitura. Antes das redes sociais, autores desconhecidos teriam que sondar grandes editoras e esperar uma oportunidade. Agora qualquer pessoa que acredita em seu livro pode criar um e-book próprio e divulgá-lo nos sites sociais.

Homem segurando um tablet (Comstock/Comstock/Getty Images)

Compartilhando demais

Outra desvantagem das redes sociais é que alguns usuários estão simplesmente compartilhando informações demais. As pessoas podem perder seus empregos ou amizade por vazar informações nas redes. Mesmo que um usuário de rede social mantenha suas configurações de privacidade no nível mais alto, sua informação ainda pode ser passada adiante por alguém em sua lista de amigos. Não leva muito para que um seguidor irritado copie e cole um status ou baixe uma foto se ele estiver atrás de vingança.

Adolescentes tirando foto com um celular (Comstock/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...