×
Loading ...

Os efeitos positivos e negativos de poços de petróleo

Os poços de petróleo trazem muito mais efeitos negativos do que positivos para a sociedade. Os efeitos ambientais dos acidentes com poços de petróleo, como a Deepwater Horizon no Golfo em 2010, trouxe-os para o primeiro plano do debate público americano. Apenas o efeito de este evento supera os dois pontos positivos primários dos poços de petróleo: os empregos e a potencial redução dos preços da gasolina.

Poços de perfuração de óleo têm efeitos positivos e negativos sobre a sociedade (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Meio ambiente

O maior efeito dos poços de petróleo é sobre o meio ambiente, pois a exploração, pesquisas e as perfurações causam danos dramáticos a ele. Por exemplo, exploradores de petróleo enviam ondas sísmicas no solo para determinar onde o óleo está presente e essas ondas sísmicas desorientam baleias e outras espécies marinhas, fazendo com que elas encalhem, segundo os Defenders of Wildlife Action Fund. Os poços de petróleo na costa perturbam a vida selvagem também. Uma vez que um local com petróleo é encontrado, estradas, campos de pouso, edifícios e outras construções necessárias para os trabalhadores que vivem no local perturbam os animais e danificam a paisagem.

Loading...

Empregos

Um dos maiores pontos positivos de poços de petróleo é o número de postos de trabalho encontrados na indústria. Desde a descoberta de petróleo na camada do pré-sal, o mercado permanece em alta e sua exploração deve demandar 285 mil novos profissionais nos próximos anos.

Derramamentos

Os derramamentos criados pelos poços de petróleo são outro impacto negativo na sociedade; o transporte de petróleo comete de 300 a 500 derrames por ano. Acidentes como o vazamento do Exxon Valdez em 1989 e a explosão do poço no Golfo em 2010 continuam a atormentar a vida selvagem e os residentes desses locais, e o derramamento de petróleo deve crescer com o aumento da produção. Uma vez que o óleo atinge o abastecimento de água, ele se espalha rapidamente, e a limpeza desses derrames de petróleo leva muito tempo. A água com o óleo tem toxinas que afetam a vida selvagem e a vida marinha, assim como os seres humanos.

Preços

A crescente demanda nos mercados de petróleo da China e Índia cria mais oportunidades. Mais produção nacional irá permitir mais controle sobre a gasolina ou o combustível produzido a partir do petróleo bruto. Qualquer violência ou distúrbios políticos em um país produtor de petróleo afeta os preços do petróleo em todo o mundo e faz com que o preço da gasolina suba dramaticamente.

Combustíveis fósseis

O aumento da produção de petróleo irá inevitavelmente aumentar o uso de combustíveis fósseis, e isso tem um grande efeito sobre o aquecimento global. A cada ano, as emissões de gases do efeito estufa aumentam, fazendo com que as temperaturas subam. Gases do efeito estufa são criados a partir da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e causam o efeito estufa na Terra -- como o interior de um carro em um dia quente, o calor aumenta na superfície, porque não pode escapar da atmosfera, pois os gases liberados durante a queima de combustíveis fósseis retêm o calor. Mesmo um aumento de 1 grau na temperatura global pode causar danos gigantescos, como o derretimento das calotas polares. Esses colapsos criam uma série de outros problemas, como inundações ou um aumento do nível do mar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...