Como saber se uma égua está no cio

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Os ciclos reprodutivos de uma égua normalmente só ocorrem na primavera, verão e início do outono, aproximadamente uma vez a cada 21-23 dias, sendo que algumas éguas têm ciclos mais longos ou curtos. Saber dizer se uma égua está no cio é importante se você quer cruzá-la ou se precisa prever as mudanças de humor que podem interferir no treinamento ou em outras atividades.

Como saber se uma égua está no cio

Passo 1

Preste atenção em mudanças de comportamento. Algumas éguas mostrarão alterações de personalidade quando estiverem no cio, como mau humor, irritabilidade e ansiedade. Esse comportamento pode ser direcionado a outros cavalos, a seres humanos ou a ambos.

Passo 2

Se possível, coloque a égua próxima a um garanhão para ver como ela se comporta. Se sua égua está no cio, ela estará receptiva e pode incentivar abertamente o garanhão a montá-la. Se ela não estiver no cio, provavelmente vai dar coices, morder ou demostrar outros comportamentos hostis para com o garanhão.

Passo 3

Caso suspeite que a égua está no cio, procure observar se sua vulva está fazendo um movimento de abrir e fechar, como se estivesse pescando. Este é um sinal bastante fácil de perceber e identificar em uma égua em período fértil.

Passo 4

Observe a rotina de sua égua e veja se ela está urinando com mais frequência do que o normal. As éguas no cio urinam muitas vezes em pequenas quantidades, e algumas podem agachar e abrir as pernas ao urinar. Se sua urina estiver escura ou apresentando sangramento, ela deve ser examinada por um veterinário para descartar a possibilidade de uma infecção ou outro problema.

Passo 5

Leve a sua égua para fazer um ultra-som e outros exames. Essa avaliação detalhada vai determinar se sua égua está no cio e também saber em qual parte do ciclo ela está. Isso é realmente necessário caso você suspeite de infertilidade após falhas em diversas tentativas de reprodução.

Mais recentes

×