Como elevar o pH de um aquário de água doce com bicarbonado de sódio

••• Aquarium image by crossgolfing from Fotolia.com

Manter um pH neutro no seu aquário de água doce é fundamental para a saúde dos seus peixes. Ao invés de usar produtos químicos ou sistemas de filtração caros, você pode usar o familiar bicarbonato de sódio para elevar o pH e manter os seus peixes em boa forma. O nível de pH do aquário representa a acidez da água, sendo o 1 o nível mais ácido, o 7 neutro e o 14 o mais básico ou alcalino. O bicarbonato de sódio é uma base forte e vai te ajudar a remover a acidez da água do seu aquário.

Passo 1

Meça o nível de pH aproximado do seu aquário de água doce. Mergulhe uma tira de medição de pH na água e depois, remova-a. Deixe-a secar por cerca de 30 segundos ou até aparecer a mudança na cor. Compare a cor final com a tabela do fabricante para determinar o nível de pH da água.

Passo 2

Calcule quanto você precisa para aumentar o nível de pH. Diferentes tipos de peixes sentem-se mais confortáveis em diferentes níveis de pH. De 6 a 8 é um pH geralmente seguro, mas alguns peixes são sensíveis a esse nível em um aquário. Para elevar o pH ligeiramente, use uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada 19 litros de água. Por exemplo, se você precisa aumentar o pH de 5 para 6, em um aquário de 190 litros, você precisará de cerca de 10 colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Passo 3

Retire os peixes do aquário e coloque-os em um tanque, se possível. Mexer com bicarbonato de sódio e alterar o nível de pH do aquário pode chocar ou desorientar os seus peixes.

Passo 4

Mexa bem a quantidade de bicarbonato de sódio colocada no aquário. Depois de vários minutos, quando o bicarbonato de sódio estiver completamente dissolvido, meça o pH e verifique se é necessário repetir o processo. Evite tentar mudar drasticamente o nível de pH de forma muito rápida, pois o bicarbonato de sódio não se dissolverá completamente.

Mais recentes

×