Como eliminar algas e musgo de paredes externas usando alvejante

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Algas e musgos propagam-se em paredes externas e telhados úmidos. O musgo é uma gramínea espessa, enquanto a alga se parece com uma lama. Eliminar esses agressivos invasores das paredes externas pode ser uma tarefa difícil, porém, se você utilizar um erradicante forte como o alvejante, poderá controlar esse problema. O alvejante contém hipoclorito de sódio, um composto químico altamente corrosivo, que pode matar até os micro-organismos mais resistentes.

Passo 1

Misture 2/3 de limpador doméstico em pó, 1/3 de xícara de detergente para roupa em pó, 1/4 de alvejante e 4 L de água. Você pode aplicar essa mistura em paredes externas, tapumes de vinil e no telhado. Se pretender utilizar alvejante com outro detergente, dilua-o em, no mínimo, quatro partes de água. Nunca utilize alvejante não diluído nas paredes.

Passo 2

Despeje a solução alvejante dentro de um pulverizador de jardim ou garrafa de spray. A pulverização permitirá que você limpe as áreas com algas e musgos, sem encharcar toda a parede com a solução.

Passo 3

Pulverize a solução sobre as algas e musgos alojados nas paredes externas de sua casa. Ensope completamente esses invasores e espere 15 minutos até que o alvejante penetre e destrua esses micro-organismos.

Passo 4

Esfregue as paredes externas com uma escova de cerdas duras para soltar e remover os invasores, eliminando quaisquer manchas mais persistentes. Para este passo, utilize luvas de borracha para proteger sua pele do erradicante.

Passo 5

Enxágue a parede com uma mangueira de jardim para remover os resíduos de algas e musgos remanescentes, além da solução alvejante. Se você tiver grama ou vegetação próxima da parede, jogue água primeiro sobre elas. Dessa forma, as protegerá de possíveis gotejamentos de alvejante. Deixe secar as paredes externas.

Mais recentes

×