Como eliminar brocas

••• Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

As brocas são a forma larval de qualquer inseto que perfure madeira. Elas deixam poucos traços quando penetram na madeira, e sua presença, muitas vezes, é imperceptível nesse estágio. Ali permanecem até amadurecerem, tornando-se adultas e emergindo através dos seus caraterísticos furos de saída. Atacam a maioria dos tipos de madeira não tratada e, sob condições favoráveis, podem reduzi-la rapidamente a serragem. Os passos a seguir mostrarão como eliminar brocas.

Passo 1

Identifique a madeira vulnerável. Isto varia por espécie, mas a maioria, como o besouro-serrador, come somente a madeira morta do alburno. Outras construções feitas com madeira não tratada são especialmente suscetíveis ao ataque. As brocas vicejam na madeira com um conteúdo de umidade superior a 20%.

Passo 2

Localize as infestações de brocas. Os furos de saída são circulares e têm normalmente um diâmetro de 1 a 2 mm, mas podem chegar a 5 mm. Pode-se identificar sua atividade recente pela fina poeira em torno dos furos.

Passo 3

Bloqueie os furos durante o inverno pintando-os com uma cobertura de emulsão ou aplicando uma fita adesiva. Faça a checagem dos buracos na primavera para ver se há alguma infestação.

Passo 4

Controle as infestações fazendo, na primavera, a aplicação completa de um inseticida residual contendo 0,1 a 0,2% de permetrina. Repita o tratamento todos os anos até não haver mais nova atividade de brocas. O tratamento de madeiras da casa normalmente requer fumigação profissional ou até substituição das madeiras. Mate os insetos adultos com inseticidas em aerossol ou geradores de fumaça.

Passo 5

Aplique um preservativo de madeira. Essas substâncias químicas contêm solventes que penetram na madeira e podem ser escovados ou borrifados. As misturas de preservativos de madeira e inseticidas são disponibilizadas comercialmente.

Mais recentes

×