Como emendar quadrados de tricô com o ponto baixíssimo de crochê

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Se você faz tricô com frequência e tem colecionado inúmeros quadrados de tricô, ou se encontrou uma grande quantidade de quadrados tricotados no armário da vovó, use um dos pontos do crochê para criar peças da moda e itens para decoração da casa sem gastar muito tempo e com pouco esforço. Junte os quadrados de tricô para produzir echarpes, jogos americanos, caminhos de mesa ou mantas usando um ponto de crochê simples chamado ponto baixíssimo. O ponto baixíssimo é o ponto menos visível do crochê, e possibilita que os quadrados de tricô fiquem na posição horizontal. Felizmente, habilidades em crochê não são um pré-requisito.

Passo 1

Coloque dois quadrados de tricô unidos com os lados direitos se tocando. Os cantos, bordas e pontos de borda devem ficar alinhados. Fixe-os em posição com alfinetes de segurança, se necessário.

Passo 2

Segure a agulha de crochê entre o polegar e o dedo médio da mão direita, da mesma forma que seguraria um lápis.

Passo 3

Dê um nó simples em torno da agulha de crochê, na frente da sua parte recortada. Deixe um pedaço de fio de 15 cm, e esconda-o ao terminar de unir os quadrados.

Passo 4

Passe o fio ao redor do dedo mindinho da mão esquerda, embaixo dos dedos anelar e médio e sobre o dedo indicador. O dedo mindinho serve para guiar o fio; o dedo indicador controla o fio.

Passo 5

Introduza a agulha de crochê em dois pontos alinhados dos cantos dos quadrados (podem ser quaisquer pontos dos cantos), enrole o fio em volta da agulha, e puxe o fio através dos pontos e da laçada existente na agulha, até que você fique com apenas uma laçada na agulha.

Passo 6

Introduza a agulha de crochê pelos próximos dois pontos alinhados, enrole o fio em torno da agulha e puxe o fio até que você tenha uma laçada na agulha. Continue fazendo pontos baixíssimos nas carreiras alinhadas, finalizando a união nos pontos do canto oposto.

Passo 7

Retire a agulha de crochê da última laçada. Corte o fio deixando uma ponta de 15 cm e puxe o final pelo laço, fazendo um nó. Esconda a extremidade do fio com a mesma agulha de crochê ou com uma agulha de tapeçaria.

Mais recentes

×