Como emitir um certificado de apreciação ao voluntariado

O certificado servirá para reconhecer a importância dos trabalhos voluntários

guilloche - frame with background image by Paweł Burgiel from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

É importante reconhecer a utilidade dos voluntários em muitos segmentos, e uma sugestão para fazê-lo é providenciar certificados de participação contendo informações específicas sobre o serviço prestado e com a possibilidade deles serem emoldurados.

Step 1

Inclua o nome formal completo da organização que está emitindo o certificado. Use uma fonte grande e em negrito, maior do que a que foi usada no resto da escrita presente no certificado. Coloque o logo da organização e use sempre linguagem formal no certificado, evitando abreviações. Não mude o tamanho da fonte e coloque espaços entre uma linha e outra do texto, além de deixá-lo totalmente centralizado.

Step 2

Escreva as palavras. Você pode começar o certificado com a frase: "Este certificado de apreciação (ou reconhecimento) foi entregue pela organização "X" para o voluntário "Y". Insira o nome completo do voluntário, utilizando uma fonte grande e em negrito, e coloque uma linha abaixo do nome do voluntário para que se destaque do resto do texto.

Step 3

Embaixo do nome do voluntário, insira a descrição do trabalho feito por ele. Por exemplo, você poderia dizer: "Em reconhecimento ao seu esforço e comprometimento para ajudar a comunidade", ou "Em agradecimento ao trabalho voluntário feito para o programa "XYZ"; inclua o tempo de duração dos serviços prestados e metas atingidas, se for o caso.

Step 4

Inclua espaços para a assinatura da pessoa que autorizou a emissão do certificado e para a data da assinatura, digite o nome e a posição da pessoa que assinou o documento, além da data de apresentação, e coloque a área da assinatura na parte de baixo do certificado.

eHow Brasil
×