Como encaixar seu rap em compassos

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Fazer rap é uma habilidade que exige uma grande quantidade de talento e ritmo, bem como a habilidade para escrever letras. Olhar para uma página em branco enquanto se tenta escrever rimas pode ser assustador, porém, certamente escutar outros rappers e batidas instrumentais inspirará você. Um compasso é, geralmente, composto por duas ou quatro linhas e pode ser comparado à estrofe de um poema. Frequentemente, as rimas de um rap seguem o esquema AABB ou ABAB, que significa que as linhas "A" rimarão entre si, assim como as "B".

Passo 1

Reproduza batidas instrumentais de rap para obter uma ideia de como encaixar suas palavras na batida e nos compassos.

Passo 2

Defina onde as palavras encaixarão nas batidas. A primeira e a terceira batida de um compasso serão de um bumbo e a segunda e quarta batida serão de uma caixa; assim, tente colocar suas palavras em volta dessas medidas.

Passo 3

Escreva pares simples de rima para começar. Nessas linhas, as últimas palavras devem rimar entre si. Por exemplo, na música "Liberte-se", Mv Bill rima: "Acorda, levanta/ Ficar se lamentando no quarto não adianta". A partir daí, você pode escolher manter o mesmo som de rima para as próximas duas linhas ou alterá-lo para aumentar a variedade. Comece escrevendo tantas linhas quanto puder nesse modelo.

Passo 4

Comece a introduzir algumas rimas internas assim que aumentar a confiança. Rima interna é quando uma ou mais palavras em uma linha rimam com outras e com a última palavra da frase. O rapper Emicida é um dos que se utilizam desse recurso, como você pode ver na linha a seguir, da música "Cê Lá Faz Idéia": "Sem debater, fato/ Que a fama da minha cor fecha mais portas que zelador de orfanato".

Passo 5

Pratique escrevendo e rimando sobre as batidas. Para começar, é uma boa ideia copiar o esquema de rimas de um dos seus rappers favoritos e tentar mudar as palavras para ajudá-lo a entrar em um fluxo e conseguir uma noção do que constitui um compasso. Saiba que nenhum rapper chegou onde está sem um longo período em que praticou suas habilidades de forma parecida.

Mais recentes

×