Como encaixar seu rap em compassos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Fazer rap é uma habilidade que exige uma grande quantidade de talento e ritmo, bem como a habilidade para escrever letras. Olhar para uma página em branco enquanto se tenta escrever rimas pode ser assustador, porém, certamente escutar outros rappers e batidas instrumentais inspirará você. Um compasso é, geralmente, composto por duas ou quatro linhas e pode ser comparado à estrofe de um poema. Frequentemente, as rimas de um rap seguem o esquema AABB ou ABAB, que significa que as linhas "A" rimarão entre si, assim como as "B".
Step 1
Reproduza batidas instrumentais de rap para obter uma ideia de como encaixar suas palavras na batida e nos compassos.
Step 2
Defina onde as palavras encaixarão nas batidas. A primeira e a terceira batida de um compasso serão de um bumbo e a segunda e quarta batida serão de uma caixa; assim, tente colocar suas palavras em volta dessas medidas.
Step 3
Escreva pares simples de rima para começar. Nessas linhas, as últimas palavras devem rimar entre si. Por exemplo, na música "Liberte-se", Mv Bill rima: "Acorda, levanta/ Ficar se lamentando no quarto não adianta". A partir daí, você pode escolher manter o mesmo som de rima para as próximas duas linhas ou alterá-lo para aumentar a variedade. Comece escrevendo tantas linhas quanto puder nesse modelo.
Step 4
Comece a introduzir algumas rimas internas assim que aumentar a confiança. Rima interna é quando uma ou mais palavras em uma linha rimam com outras e com a última palavra da frase. O rapper Emicida é um dos que se utilizam desse recurso, como você pode ver na linha a seguir, da música "Cê Lá Faz Idéia": "Sem debater, fato/ Que a fama da minha cor fecha mais portas que zelador de orfanato".
Step 5
Pratique escrevendo e rimando sobre as batidas. Para começar, é uma boa ideia copiar o esquema de rimas de um dos seus rappers favoritos e tentar mudar as palavras para ajudá-lo a entrar em um fluxo e conseguir uma noção do que constitui um compasso. Saiba que nenhum rapper chegou onde está sem um longo período em que praticou suas habilidades de forma parecida.
Referências
Dica
- Isto é apenas um guia para iniciantes, mas lembre-se de que a criatividade e a personalidade são muito importantes para ganhar uma reputação em qualquer área da música.
Sobre o Autor
Based in Oxford, Tom Sterne has been writing music reviews and features since 2003. His articles have appeared in "The Oxford Mail," “Oxfordshire Music Scene” magazine and the Music In Oxford website. Sterne holds a Master of Arts in online journalism from The University of Sheffield.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images