Como compor música para uma banda de rock

••• Too many guitars image by jfsears from Fotolia.com

Os músicos de rock começam suas carreiras ouvindo os roqueiros que admiram. Muitas vezes, ganham habilidades tocando covers ou suas versões de músicas de rock and roll famosas. Visto que o rock engloba uma grande variedade de estilos, os músicos podem misturá-los, para desenvolver um som original. Punk, alternativo, heavy metal, grunge e new wave são estilos considerados músicas de rock e muitas bandas os combinam. A guitarra, o baixo, a bateria e o canto constituem os instrumentos básicos de bandas desse ritmo musical. Compor uma música original para uma banda de rock não precisa ser intimidador. Esse processo melhora com a prática e a experiência.

Passo 1

music notes image by cherie from Fotolia.com

Toque uma das suas músicas de rock favoritas. Note que partes dela empolgam o ouvinte. Faça um diagrama da música, escrevendo a letra. A estrutura básica de uma música de rock é composta por introdução, versos, pontes, ganchos e refrões.

Passo 2

guitariste rock image by JLG from Fotolia.com

Dedilhe ou cantarole sua música favorita e a melodia dela. Na guitarra, ajuste a melodia, mudando as notas. Toque ou cantarole a versão alterada. Repita o processo de transposição das notas, até que a música torne-se uma melodia totalmente diferente.

Passo 3

art image by Svetlin Rusev from Fotolia.com

Decida o ritmo ou a velocidade da música, se será rápida, lenta ou moderada. Identifique o clima da canção, para intensificar o processo de criação. Por exemplo, a música pode ser introspectiva, melancólica, psicodélica ou otimista.

Passo 4

singing for love image by Galina Barskaya from Fotolia.com

Improvise com palavras como os acordes serão tocados, para começar a compor a letra. Faça uma livre associação usando palavras que se encaixem no clima, no ritmo e no sentido da melodia. Não importa se a música ainda não faz sentido.

Passo 5

Close up on Time Signature of music notation image by Da Vynci from Fotolia.com

Escreva uma introdução, três versos, uma ponte e o refrão. Pode ser útil usar uma breve narrativa, como em “The Dirty Boulevard”, de Lou Reed, ou um poema, como em “Shattered”, dos Rolling Stones. Decida se a canção será escrita em rima.

A introdução é a breve melodia que precede a música. A ponte é um curto interlúdio harmônico, que difere um pouco da melodia principal e também pode incluir letra. A ponte é tocada no meio da música, como uma transição para o fim da música.

Passo 6

girl with headphones with music notes image by patrimonio designs from Fotolia.com

Adicione palavras à parte cativante da melodia, conhecida como “groove” ou gancho, para criar o refrão, que repete as linhas principais da música e da melodia entre os versos. Complete a música usando esta estrutura: introdução, primeiro verso, refrão, segunda estrofe, refrão, ponte, terceiro verso e refrão. Termine a música repetindo o refrão ou conclua com um instrumental da melodia.

Passo 7

music notes image by Pavel Losevsky from Fotolia.com

Grave a letra e a melodia em um gravador de voz ou em uma partitura. A partitura é a notação escrita da canção, incluindo as notas musicais, os acordes e a letra.

Passo 8

band isolated image by Alexey Klementiev from Fotolia.com

Quando a letra e a melodia da composição estiverem prontas, leve-as para a banda. A música também pode ser revisada por seus companheiros.

Passo 9

rock guitar player illustration image by Slobodan Djajic from Fotolia.com

Toque os acordes da melodia na guitarra enquanto canta toda a música para a banda. Dê aos membros da banda uma cópia da partitura ou explique quais acordes serão usados, tocando de ouvido.

Passo 10

batteur rageur image by JLG from Fotolia.com

Ensaie a música com os músicos até que a melodia e a letra fiquem prontas. Use distorção ou pedais de efeito, caso melhorem a música.

Mais recentes

×