Como escrever um roteiro para musical

Roteiros são suficientes para escrever por conta própria, mas se você deseja adicionar elementos especiais, como escrever para filmes em 3-D ou lidar com flashbacks, a formatação pode ser desafiadora. Um dos tipos de roteiros mais difíceis de se escrever é do musical, porém, se você já tiver o material necessário, irá tomar somente um pouco mais de tempo para formatação e o roteiro estará completo.

Passo 1

Elabore um esboço, juntando os números musicais e as letras completas. Você pode criar as letras conforme vai trabalhando, mas as melodias são os elementos-chave dos musicais. Assim, bastante trabalho deve ser enfatizado sobre elas.

Passo 2

Para digitar, utilize programas recomendados para roteiros, como Final Draft ou Movie Magic Screenwriter. Isso irá facilitar a digitação e permitir que você se preocupe mais com a história que com a formatação.

Passo 3

Quando chegar ao ponto da primeira música, há várias formas de indicar que o trecho será cantado. Próximo ao nome da personagem, pode-se colocar a palavra "cantando" entre parenteses, dessa forma: (cantando).

Passo 4

A forma mais fácil de reconhecer o momento que será cantado é colocando todas as letras das músicas em letras maiúsculas, dessa forma: MAX, ELES RIEM DE MIM TODA HORA, MAS AGORA SERÁ BEM MELHOR.

Passo 5

Tente colocar bastante informação entre as letras, para ajudar a mostrar o que o cantor estará fazendo. Pode quebrar o andamento da música, mas os leitores verão mais que as letras e entenderão como a música flui.

Passo 6

Por exemplo: Max olha para o chão e chuta uma pedra. MAX ELES RIEM DE MIM TODA HORA Max olha pra cima, em direção aos agressores. MAX (CONTINUAÇÃO) MAS AGORA VAI SER BEM MELHOR Max levanta o punho.

Passo 7

Muitas músicas apresentam várias personagens cantando ao mesmo tempo. Se for o caso, e houver apenas duas personagens na cena, pode-se formatar assim: Max e Pateta olham nos olhos um do outro. AMBOS PORQUE O MAXIE AQUI VAI SAIR POR AÍ NA MAIOR!

Passo 8

Se estiverem cantando letras diferentes, então é preciso separar, colocando na mesma linha. MAX PATETA ELES RIEM DE MIM. EU RIO DE VOCÊ TODA HORA. TODA HORA.

Passo 9

Utilize outros roteiros como exemplo e seja criativo quando for mostrar ação entre as letras. Tente descrever cenas de dança o máximo possível e não se preocupe em separar as letras das cenas.

Mais recentes

×