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Como encontrar um curto-circuito em um carro

Localizar curto-circuitos em um carro pode ser complicado até mesmo para os mecânicos mais qualificados. Caso a fiação do carro seja obsoleta ou uma das partes do veículo esteja deteriorada, poderão ocorrer curtos. Consertar um curto-circuito não é tão difícil quanto localizá-lo, pois existem várias áreas do carro nas quais podem ocorrer os curtos. Contudo, seguir algumas etapas ajudará no processo.

Instruções

Localize e conserte o curto-circuito do carro para manter a performance (Vintage Car Engine image by itsallgood from Fotolia.com)
  1. Levante o capô e localize a bateria. Talvez seja necessário usar uma lanterna.

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  2. Prenda o parafuso do cabo do terminal negativo da bateria usando uma chave inglesa. Segure com firmeza e torça-o no sentido anti-horário. Solte o parafuso. Remova o cabo do terminal negativo da bateria.

  3. Coloque o multímetro no modo de leitura para 10 ampères. Certifique-se de que essa configuração está correta, pois isso irá afetar como o curto-circuito será localizado.

  4. Defina a posição do multímetro. A ponta de teste vermelha é o terminal positivo, coloque-a no terminal positivo do cabo da bateria. A ponta de teste preta é o terminal negativo, coloque-a no terminal negativo da bateria.

  5. Verifique a leitura informada pelo multímetro após posicionar as pontas de teste. Caso a amperagem mostrada seja zero, coloque o modo de leitura para 9 ampères e verifique a leitura exibida uma segunda vez. Reduza a escala de amperagem em um ponto de cada vez. Por exemplo, se o multímetro mostrar a leitura zero novamente, redefina o modo de leitura para 8 ampères e verifique mais uma vez. Caso tenha reduzido a escala até 0 ampères e mesmo assim não tenha havido leitura, não há curto-circuito. Contudo, caso algum valor seja exibido durante o procedimento, há um curto-circuito no veículo.

  6. Coloque o modo do multímetro e suas pontas de teste na mesma posição usada anteriormente e certifique-se de que elas continuem no lugar. Enquanto você segura as pontas de teste e o multímetro, peça para que outra pessoa retire um fusível de cada vez. Caso o multímetro mostre uma leitura de valor zero após a remoção de um determinado fusível, veja a que parte esse fusível está associado. O curto-circuito está nessa parte.

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O que você precisa

  • Multímetro
  • Chave inglesa
  • Novo fusível

Referências

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