Como endurecer metal através de tratamento térmico

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O processo de submeter um metal a tratamento térmico é conhecido como têmpera ou endurecimento. O aquecimento torna o metal duro ou macio, dependendo da velocidade em que ele é arrefecido depois de aquecido. Para endurecer e tratar o metal termicamente, o material é aquecido até ficar incandescente e imediatamente resfriado em água ou óleo vegetal. Para criar um material macio e maleável, o metal temperado é aquecido até incandescer, forjado em seguida, aquecido mais uma vez e arrefecido imediatamente em um líquido frio para que endureça.

Passo 1

Prenda a lima plana no torno de banchada, de modo que fique presa pelo eixo vertical. Remova qualquer material inflamável em um raio de um metro da peça.

Passo 2

Encha um balde de metal com uma quantidade suficiente de água fria ou óleo vegetal para mergulhar a lima completamente. Esse será o balde de têmpera. Deixe-o perto do torno.

Passo 3

Coloque os óculos de proteção e acenda o maçarico.

Passo 4

Segure o maçarico a uma distância de aproximadamente 5 cm da superfície da lima. Aplique a chama em movimentos circulares sobre a superfície da ferramenta em ambos os lados. Continue o processo até que a peça fique incandescente, por cerca de 5 minutos.

Passo 5

Desligue o maçarico. Utilize o tenaz de ferro fundido para pegar a lima incandescente e retirá-la do torno de bancada, mergulhando-a imediatamente na água ou no óleo vegetal. Deixe a lima no fluido até que o borbulhamento pare.

Passo 6

Remova a lima plana do balde de têmpera e coloque-a em um local seguro para resfriar completamente.

Mais recentes

×