×
Loading ...

Quanto tempo você pode engravidar após o parto?

Após o parto, as mulheres não podem ver o retorno do seu ciclo menstrual por semanas, e às vezes por meses ou anos. Isto pode causar alguma confusão sobre quando a mulher está fértil de novo e deve usar contracepção, se ela espera evitar engravidar. Felizmente, cada mulher pode usar algumas informações importantes sobre a sua situação particular, que pode dar algumas pistas se ela deve usar o controle de natalidade e quando.

Mulher (pregnant girl sunset image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Ovulação e gravidez

O resultado final é que uma mulher é capaz de engravidar assim que ela começa a ovular novamente. Mas há uma grande variação em quanto tempo leva para as mulheres começarem a ovular novamente após o parto, dependendo de sua genética, sua relação da amamentação com seu bebê, nutrição e outros fatores. Uma vez que a ovulação ocorre antes do retorno do primeiro ciclo menstrual - geralmente 14 dias antes - é possível engravidar novamente antes que a mulher veja o retorno de seu ciclo menstrual.

Loading...

Quando usar um método contraceptivo

Abster-se de sexo é o único método garantido de controle de natalidade. Muitas mulheres optam por começar a usar contracepção, logo que a atividade sexual é retomada após o nascimento do bebê, deve ser independentemente de seu ciclo menstrual.

Amamentação como Contracepção

Basear-se em amamentação como contracepção costumava ser popular, especialmente com os pais que desejam praticar o "planejamento familiar natural". No entanto, gravidezes indesejadas deram este método incompreendido uma má reputação. Infelizmente, muitos parceiros se enganam supondo que, enquanto a mãe está amamentando, ela é incapaz de engravidar. Uma vez que a primeira ovulação vem antes que a mulher veja seu primeiro ciclo menstrual, este é talvez o maior motivo para a falha do método.

Método de Amenorréia da Lactação (LAM)

De acordo com inúmeros estudos e uma reunião do consenso internacional de 1988 em Bellagio, Itália, o método da amamentação é mais de 98% eficaz se as mulheres aderem a três critérios simples :

  • A mãe não viu o retorno de seu ciclo menstrual
  • A mãe deve estar a menos de seis meses após o parto
  • A mãe está amamentando seu bebê sob demanda, dia e noite, e não a alimenta o bebê com outros alimentos ou líquidos regularmente. São permitidos alimentos ocasionais ou outros líquidos, mas nunca deve substituir uma alimentação ao peito.

O primeiro ponto é evidência de que o ciclo da mãe ainda não retornou. Os dois últimos pontos diminuem as chances de o ciclo da mãe voltar em breve. Alguns especialistas adicionam ao terceiro ponto que as mães que contam com o método LAM não dê a seus bebês as chupetas, pois é importante manter o ciclo menstrual longe. É comum ver mães que amamentam exclusivamente não ver sua menstruação retomar até que seus bebês tenham longas pausas entre as amamentações ou estejam dormindo durante a noite. Isto pode atrasar o retorno do ciclo menstrual, durante meses ou anos, dependendo de quanto tempo dura a relação de maternidade.

Planejamento familiar

O planejamento familiar é uma decisão muito pessoal para uma família. Embora seja difícil de adivinhar quando uma mulher vai ovular novamente após o parto, a compreensão de alguns critérios-chave pode ajudar a determinar o que uma família precisa para o planejamento familiar, em determinado momento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...