×
Loading ...

Como ensinar as crianças a associar letras com sons

A associação de letras com seus sons é uma habilidade essencial que as crianças devem dominar antes de serem capazes de ler palavras e frases. Uma criança pode ser capaz de recitar o alfabeto, mas, para ler, ela deve entender que um "a" corresponde a um som específico. Algumas crianças entendem esse conceito mais rápido que outras. Os alunos com dificuldades podem exigir alguma ajuda extra em forma de reforço, seja particular ou com um pequeno grupo, o que lhe fornece apoio intensivo nessa área em particular.

Instruções

As crianças devem entender a associação de letras com sons antes de começarem a ler (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Concentre-se em letras específicas por vários dias. As seções de estudo não devem durar mais de 20 minutos, pelo menos três vezes por semana. Trabalhe uma letra de cada vez — preferencialmente aquelas que o aluno tem maior dificuldade de entender.

    Loading...
  2. Use objetos manipuláveis — como cubos de plástico, cartões com o alfabeto e figuras ou pequenos objetos que representem os sons iniciais de letras, como animais de brinquedo.

  3. Jogos e músicas ajudam as crianças a aprender a associação de som. Se houver um computador disponível, use jogos interativos que associem sons com as letras. Músicas com rimas ou no ritmo de canções familiares ajudam os alunos a se lembrar das letras e de seus sons.

  4. Obtenha ajuda de colegas da criança. Muitas crianças respondem bem ao trabalhar com outros. Escolha um aluno que tenha entendimento médio ou acima da média para ajudá-la durante a semana. Monitore seus trabalhos em conjunto em uma atividade anteriormente demonstrada, como combinar letras com imagens ou completar um quebra-cabeça de rimas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...