×
Loading ...

Como ensinar predicados compostos de maneira divertida

Como professor, encara-se a tarefa de manter seus alunos atentos. Animar as lições de gramática pode ficar difícil quando se tem muito o que ensinar e já se exauriram todas as ideias. Uma maneira de manter os alunos atentos é deixar a lição tangível e permitir que os alunos estudem em grupos. Ensinar predicados compostos em uma maneira divertida pode ser feito com facilidade contanto que se planeje de antemão e prepare todos os materiais, para que estejam prontos no dia da lição.

Instruções

O ensino de predicados compostos pode ser feito sem o uso de folhas de exercício (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Explique aos alunos que a sentença é composta por sujeito (quem ou o quê) e predicado (o que nos diz algo a respeito do sujeito). Continue e diga que um predicado composto nos diz duas coisas diferentes sobre o sujeito. Este é dividido pelas duas partes do predicado. Por exemplo:

    Antes da aula, João foi à loja de conveniências comprar refrigerante e comeu um lanche rápido no cafe da manhã.

    João = sujeito; foi e tomou: predicado composto

    Loading...
  2. Escreva sentenças que contenham predicados compostos em grandes tiras de cartolinas. Amplie as cartolinas usando pincel atômico. A maior parte das escolas usam pinceis atômicos. Certifique-se de que as sentenças contenham predicados compostos. Lembre-se de incluir conjunções "e" e "ou" para juntar os predicados compostos.

  3. Use tesouras para cortar as tiras de sentenças ampliadas em elementos individuais, como substantivo, predicado composto um, predicado composto dois, conjunção coordenada e artigo. Use um marcador preto, escreva a função da palavra ou frase na parte de trás da cartolina. Misture os elementos.

  4. Divida os alunos em grupos de três ou quatro. Dê a cada grupo as sentenças misturadas e peça que montem as partes em três sentenças, certificando-se de que cada sentença contenha um predicado composto. Dê fita adesiva a cada grupo para que possam grudar as sentenças no quadro. Permita que os grupos trabalhem juntos por 15 minutos antes de pedir que colem as respostas no quadro.

  5. Peça a cada grupo para ir ao quadro e colar a sentença. Leia as diferentes partes da sentença e cheque por exatidão. Existirá uma variedade de sentenças que os alunos criaram a partir da mistura das partes componentes. Certifique-se de que cada grupo incluiu um predicado composto com um sujeito compartilhado. Leia todas as sentenças e divida as respostas com o resto da sala.

Loading...

Dicas

  • Para aumentar a dificuldade da lição, não escreva o nome dos elementos das sentenças na parte de trás dos cortes de cartolina.

O que você precisa

  • Cartolina
  • Pincel atômico
  • Tesouras
  • Marcador preto
  • Fita adesiva

Referências

Loading ...
Loading ...