×
Loading ...

Como ensinar a crianças os passos para escrever uma redação narrativa curta

Ensinar a crianças os passos de como escrever uma redação narrativa é tão fácil quanto escrever um esboço e ensiná-las a fazer o mesmo. A parte mais difícil para a maioria dos estudantes é lembrar o que realmente é necessário e importante para o texto. Assim que o esboço para a redação for estabelecido e ensinado (com guias que digam como começar uma redação, o conceito das sentenças do assunto e como concluir um texto), os jovens estudantes não terão problemas ao escrever redações narrativas por anos.

Instruções

Ensinar a crianças os passos de como escrever uma redação narrativa é tão fácil quanto fazer um esboço (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  1. Preste atenção à tarefa e certifique-se de que seus alunos entenderam o projeto. Peça que escolham um tópico que se encaixe com a tarefa. Isso geralmente é mais eficaz se os estudantes escolherem algo que os interessa. Explique que eles contarão uma história, isso fará com que a escolha do assunto seja mais fácil.

    Loading...
    Escolha um tópico (writing image by sasha from Fotolia.com)
  2. Escreva as seguintes descrições de seções no papel, deixando espaço abaixo de cada uma delas para anotações: Introdução, Parágrafo 1, Parágrafo 2, Parágrafo 3, Conclusão.

    Faça uma lista das etapas necessárias em uma redação (clipboard 2 image by William Berry from Fotolia.com)
  3. Faça os alunos contarem a história verbalmente para que lembrem as partes que são mais importantes. Quando a história for contada, ajude os estudantes a fazer anotações abaixo de cada descrição nas páginas de anotações, deixando a introdução e a conclusão em branco por um tempo. Quando escrever as anotações, certifique-se de que cada seção da história está cronologicamente ordenada.

    Ajude os estudantes a escrever anotações sobre suas histórias (writing image by DBarby from Fotolia.com)
  4. Comece escrevendo a história no formato de parágrafos. Faça os alunos escreverem a história como uma narração na primeira pessoa (escrevendo sentenças na perspectiva do "eu"), em ordem cronológica, começando com a primeira leva de eventos e separando as diferentes partes em diferentes parágrafos. Explique as regras básicas da escrita de parágrafos, tais como manter tópicos agrupados e tendo certeza de que cada parágrafo possui pelo menos três orações.

    Faça os estudantes começarem a escrever a história (boy writes to writing-books image by Stepanov from Fotolia.com)
  5. Comece a escrever uma introdução. Faça com que os alunos expliquem a você o que na história é tão importante para eles e use essas informações para ajudá-los a introduzir o tópico. Explique a eles que a introdução deve chamar a atenção do leitor para o resto da redação.

    Escreva a introdução (ready for school image by Warren Millar from Fotolia.com)
  6. Pergunte ao alunos o que eles aprenderam com a história que estão contando. Use essas informações para ajudá-los a terminar a redação com um parágrafo de conclusão. Explique que essa parte do texto deve amarrar todas as informações do texto.

    Escreva a conclusão (Girls doing homework image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Quando a tarefa for terminada, talvez seja melhor fazer com que os estudantes inesperadamente expliquem o processo para certificar-se de que aprenderam todos os passos de como escrever uma redação narrativa. Se eles não conseguirem recitar a razão para cada passo, gaste um tempo explicando mais aprofundadamente cada um deles.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...