Como envelhecer botas de couro

Adrián González de la Peña/Demand Media
Se gostar de botas envelhecidas e confortáveis, não é preciso esperar os anos que leva para que isso aconteça naturalmente. Existem muitas técnicas diferentes que podem ser usadas para envelhecer até mesmo o calçado mais brilhante. Não é preciso nenhum equipamento especial, apenas alguns itens domésticos de baixo custo. As mesmas técnicas podem ser usadas com uma mão pesada ou um toque suave, dependendo do visual desgastado almejado. É uma boa ideia começar com um tratamento mais fraco, examinar os resultados e adaptar as técnicas à medida que trabalha para conseguir o visual específico desejado.
Step 1
Encha as botas com jornal amassado. Se tiver zíperes ou cordinhas, feche ou amarre. Coloque as botas sobre uma superfície dura e plana que seja resistente, como uma bancada de trabalho ou um pátio de concreto.
Step 2
Segure a ponta da meia com a bola pequena e gire-a para bater nas botas. Isso amolecerá o couro.
Step 3
Enrole um pedaço de pano em torno da ponta do martelo e bata nas botas em torno das biqueiras, saltos e nas laterais para amaciar ainda mais o couro nos locais onde amoleceria naturalmente com o uso.
Step 4
Borrife as botas com álcool diluído para que o couro fique úmido, mas não saturado. Com uma lixa, esfregue o couro em torno das biqueiras, saltos e costuras. O couro deve começar a ficar um pouco arranhado. Se quiser que fique mais desgastado, esfregue a lixa sobre outras áreas também.
Step 5
Borrife mais um pouco de álcool diluído sobre as áreas lixadas. Pegue a escova de aço e esfregue as superfícies novamente. Isso envelhecerá o couro mais profundamente do que a lixa, então se não quiser um visual muito desgastado, não faça esse passo.
Step 6
Coloque graxa marrom ou preta em um pano. Umedeça novamente as áreas lixadas com um spray de álcool e esfregue com pequenos movimentos circulares. Se a graxa parecer muito escura ou grossa, borrife mais um pouco de água nas botas e esfregue para dilui-la.
Step 7
Repita todos os passos acima até que as botas estejam tão envelhecidas quanto quiser. Se quiser que fiquem mais arranhadas, utilize a lixa e escova de aço; se quiser que fiquem com uma aparência batida, utilize a bola pequena e um martelo. Para um visual mais escuro e lamacento, use mais graxa.
Step 8
Sele e proteja as botas com uma aplicação final de cera de sapato. Lustre a cera nas áreas trabalhadas.
Referências
Dica
- Procure fotos de botas de couro envelhecidas que goste e use-as como referência.
- Para um visual mais natural, concentre-se nas áreas das botas que normalmente têm desgaste, como a biqueira, tornozelos e lados inferiores.
- Complemente as técnicas de desgaste com uso verdadeiro. Use-as quando for fazer jardinagem e trabalhar em áreas externas, caminhe na lama ou deixe-as no sol por algumas horas.
Sobre o Autor
A writer of diverse interests, Joanne Thomas has penned pieces about road trips for Hyundai, children's craft projects for Disney and wine cocktails for Robert Mondavi. She has lived on three continents and currently resides in Los Angeles, where she is co-owner and editor of a weekly newspaper. Thomas holds a BSc in politics from the University of Bristol, England.
Créditos Fotográficos
Adrián González de la Peña/Demand Media