Escovar os dentes com glicerina tira o esmalte?

JTPhoto/Brand X Pictures/Getty Images
Todos já ouvimos que é preciso escovar os dentes todos os dias para remover o acúmulo de placas e bactérias e manter os dentes e gengivas saudáveis. O que não nos dizem é que alguns ingredientes no creme dental podem agredir a boca. Ao ler os ingredientes contidos na pasta, você pode verificar que algumas contêm glicerina. Algumas pessoas acreditam que, na realidade, ela agride os dentes durante a escovação.
O que é glicerina?
A glicerina é um ingrediente comum encontrado em pastas de dente, sabonetes, cremes, velas, entre outras coisas. Ela é extraída de gordura animal ou óleo vegetal. Ela é um umectante, o que significa que é usada para reter umidade ou atraí-la do ar. Como ela tem essa propriedade, pode ser boa para a fabricação de sabonetes e cremes. Contudo, esse ingrediente é usado em muitos cremes dentais, e isso cria um debate sobre o fato de elas fazerem ou não bem para os dentes.
Glicerina em cremes dentais
A glicerina na pasta de dente é o que dá a eles um revestimento brilhante e liso após a escovação. Algumas pessoas gostam de sentir os dentes lisos, pois isso dá a sensação de eles estarem ainda mais limpos, quando você passa a língua nos dentes. A glicerina atua como cobertura desses dentes, e pode levar mais de vinte enxaguadas para que esse revestimento seja removido.
Glicerina e os dentes
Quando se escova os dentes com glicerina, ela não remove o esmalte dos dentes. Na realidade, ela atua como um revestimento oleoso, já que é uma substância extraída a partir de óleos. Esse revestimento pode ser difícil de sair e fica por longos períodos nos dentes. Alguns dentistas acreditam que os dentes conseguem regenerar o esmalte destruído pelos ácidos, contudo, o dente precisa estar sem nenhum revestimento para poder absorver cálcio e outros minerais que atuam na proteção. O esmalte é a substância necessária para ajudar a evitar que os dentes quebrem, fiquem sensíveis e esburacados.
Considerações
Leve em conta que há muitas teorias na indústria dos dentes sobre boas práticas para manutenção dos dentes. A American Dental Association relata que o creme dental deve ser usado diariamente para boa higiene bucal, e a glicerina é adicionada a ele para ajudar a reter a hidratação. Contudo, o Dr. Gerald F. Judd já expressou preocupações sobre os perigos do uso da glicerina e do fluoreto para limpar os dentes, em seu livro "Good Teeth -- Birth to Death" (em tradução livre, Bons dentes - Vida ou morte"). Muitas pessoas escolhem métodos alternativos, em vez dos cremes dentais com glicerina. Muitos produtos naturais estão à disposição no mercado, e algumas pessoas dizem que usar sabonete é tão eficiente na remoção de bactérias quanto o creme dental.
Mais Artigos
Benefícios do álcool cetílico para o cabelo→

Por que o queijo gouda é mais saudável que outros tipos de queijo?→

Quais são os benefícios da lanolina nos cuidados com a pele e os cabelos?→

Desvantagens do selante para o dente das crianças→

A história da pasta de dente Pepsodent→

Propriedades da parafina líquida→

Referências
- Pioneer Thinking: Crafts: O que é glicerina?: Kayla Westerman [em inglês]
- Holistic Health Articles: Your Wellness Resource: Quando o sabonete na sua boca não é ruim [em inglês]
- Quantum Balancing: EMR Labs: Salve seus dentes e fique saudável: Bons dentes do início ao fim da vida: ADEUS ÀS CAVIDADES NOS DENTES! O FIM DAS INFECÇÕES DE GENGIVA! por Dr. Gerard F. Judd, Ph.D., Chemistry and Fluoride Researcher [em inglês]
- American Dental Association: Creme dental [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Kelly Whiteford has been writing professionally since 2005, when she first began writing research papers on renewable energy and energy efficiency. She now writes for eHow. Whiteford holds a Bachelor of Arts in marketing from Towson University.
Créditos Fotográficos
JTPhoto/Brand X Pictures/Getty Images