Como escrever convites para cultos religiosos

Um convite para serviços religiosos deve descrever breves informações a respeito do evento

writing image by Horticulture from Fotolia.com

Uma igreja pode querer convidar pessoas para um serviço ou evento especial, por muitas razões. Geralmente, essas instituições tomam como parte de sua missão convidar as pessoas para visitarem a congregação, a fim de compartilharem as crenças e ministrá-las aos indivíduos. Um convite oferece às pessoas, que não são membros da igreja, uma ideia do que esperar e quais experiências elas poderão adquirir ao participar de um evento oferecido pela igreja. Às vezes, uma ocasião especial merece um convite tanto para os membros da igreja quanto para o público geral. Seja qual for o motivo da convocação, há algumas práticas a serem aderidas ao se escrever um convite adequado para os serviços religiosos.

Step 1

Determine o formato do convite. Escolha o tamanho do bilhete considerando o volume de informações necessárias e direcionadas aos convidados, a fim de que eles possam decidir participar ou não do evento. Se o serviço religioso for aberto a qualquer pessoa, um simples cartão ou folheto pode ser suficiente. Caso a participação demande um cadastro ou assuma a estrutura de um seminário, é mais apropriado fazer uma carta que destaque e contenha todos os dados requeridos para a participação no evento, juntamente com a programação dele. Uma carta-convite também pode incluir uma referência ao RSVP (Protocolo de Recurso de Reserva, em inglês, que exige a confirmação antecipada do convidado), caso ele planeje participar do evento.

Step 2

Escreva o convite em um tom que soe positivo, encorajando o comparecimento e fornecendo os detalhes necessários. Para que um convidado sinta-se propenso a participar da atividade, principalmente se ele nunca foi a um evento realizado por uma igreja antes, é preciso criar a expectativa de que a ocasião será uma experiência prazerosa. Redija em um tom apropriado ao evento. Usar uma brincadeira ou frases inteligentes pode funcionar no caso de uma reunião informal, mas pode não representar muito bem os serviços religiosos mais conservadores.

Step 3

Lembre-se de estender o convite. Eventualmente, ao criar o texto para a convocação, você pode esquecer até mesmo de pedir o comparecimento do leitor. Não espere que todos os que lerem o anúncio compreendam a intenção do convite. Verifique se o nome do evento, hora, data e endereço aparecem em destaque. Se a ocasião é algo fora do comum ou comporta um reconhecimento especial, certifique-se de deixar isto claro no convite.

Step 4

Indique claramente quem está sendo convidado para o serviço. Se estiver enviando um convite genérico ou um folheto, é prudente incluir no convite que o serviço é "aberto a todos". Se for uma convocação pessoal, enderece a carta ao convidado pretendido. Da mesma forma, a abertura "Querido (nome do destinatário)" poderá deixar claro que a presença dele seria apreciada. Se o evento for algo extraordinário ou tem reconhecimento especial, sugere-se acrescentar a possibilidade da pessoa levar um acompanhante. Deixe claro também se o serviço destina-se a homens, mulheres, crianças ou a algum outro grupo específico.

Step 5

Inclua um recurso pelo qual os convidados possam entrar em contato com você ou com alguém envolvido na produção do evento. Assegure-se de que um número de telefone ou e-mail esteja impresso em todos os convites. Perguntas podem surgir sobre o serviço e elas nem sempre serão respondidas pelo convite. Por essa razão, alguém deve estar disponível para oferecer essa assistência.

eHow Brasil
×