Como escrever dedicatória e agradecimentos em um livro

••• book image by .shock from Fotolia.com

A página de dedicatória de um livro é o lugar para deixar um agradecimento às pessoas que o ajudaram a passar pelo processo de criação e edição. Ela é, normalmente, curta, e é sua chance de sair da personagem e mostrar um pouco de sua personalidade e inteligência. Muitas vezes menções pessoais são feitas na página de dedicatória e notas de agradecimento profissional são feitas em uma página de agradecimentos. Uma vez publicado, não é possível refazer ou adicionar dedicatórias; por isso, é importante incluir todo mundo que você pretende agradecer desde o início.

Passo 1

Faça uma lista de todas as pessoas que ajudaram a escrever o livro. Inclua aqueles que o apoiaram emocionalmente e dando conselhos, os editores, especialistas e fontes entrevistadas.

Passo 2

Priorize e diminua sua lista e, se necessário, combine nomes em grupos. Por exemplo, em vez de listar cada membro do grupo de seus escritores, liste o nome do grupo; considere dividir sua lista em dois. Em uma lista, adicione os nomes de pessoas, como a família e os amigos. Na outra, faça uma lista de fontes, especialistas e editores.

Passo 3

Escreva a dedicatória, agradecendo as pessoas de sua lista. Lembre-se de escrever com humor e estilo. Mostre personalidade. Use a primeira lista para criar a dedicatória e a segunda lista para criar uma página de agradecimentos.

Passo 4

Edite a gramática, conteúdo e, se necessário, o tamanho.

Passo 5

Deixe descansar. Dê tempo para refletir sobre o que está escrito e para se lembrar de nomes esquecidos.

Passo 6

Analise mais uma vez e envie.

Mais recentes

×