×
Loading ...

Como escrever um ensaio pictórico

Os ensaios pictóricos, também chamados de ensaios fotográficos, contam uma história através de fotografias e texto. O texto geralmente tem um toque jornalístico e ajuda a contar a história, mas o locus primário desse ensaio são as próprias fotografias. Um ensaio pictórico normalmente tem um título e concentra-se em torno de um único tema. Esses ensaios são muitas vezes pessoais e podem ser uma maneira eficaz de criar uma mensagem pessoal para compartilhar com a família, amigos ou até mesmo para possíveis publicações.

Instruções

Elaboração de um ensaio fotográfico (recueil photo image by Francis Lempérière from Fotolia.com)
  1. Escreva uma breve introdução ao seu ensaio. Se o tema for "A guerra no Oriente Médio", escreva brevemente em sua introdução sobre as particularidades do assunto. Descreva as condições em que você tirou suas fotografias e que tipo de equipamento que você utilizou. A introdução deve ter entre 100 e 150 palavras. Guarde a maior parte da narrativa para as fotografias.

    Loading...
  2. Organize suas fotografias na ordem necessária para contar a sua história. Uma vez que muitos ensaios fotográficos são de caráter jornalístico, as imagens devem ser organizadas de modo lógico, assim como um ensaio escrito. Isso não significa que você não possa fazer um ensaio fotográfico abstrato, mas, consequentemente, você estará criando um ensaio fotográfico por puro prazer, não para contar uma história. Para efeitos de um ensaio fotográfico, a história que você for colocar junto com as suas fotos deve existir por conta própria, antes de adicionar qualquer texto. Isso significa que você deve buscar imagens que realmente falam mais que mil palavras.

  3. Escreva comentários para cada imagem, algo que acrescente à fotografia. Não basta descrever o que a imagem mostra. Sua descrição pode ser na forma de uma definição para a fotografia, incluindo o que está presente, onde e quando ela foi tirada. Inclua uma anedota que conte como você tirou a foto. Certifique-se de apontar detalhes que podem não ser imediatamente evidentes e identificados pelo leitor ou espectador.

  4. Organize as fotografias para criar um efeito. Colocar uma imagem por página pode ser chato e fazer com que cada imagem pareça ter o mesmo peso no ensaio. Considere organizar várias fotos menores juntas e, em seguida, coloque uma imagem maior em uma página própria para dar uma ênfase dramática. Inclua uma série de fotos que ofereçam conteúdo emocional e expositivo. Quanto maior for seu leque de imagens, maior será o impacto da história que você quer contar.

Loading...

O que você precisa

  • Fotografias
  • Processador de textos

Referências

Loading ...
Loading ...