Como fazer um prefácio
Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images
Se você estiver escrevendo um trabalho de pesquisa, um livro ou até mesmo um conto, um prefácio ajuda a introduzir o assunto ao leitor. Ele deve ser breve e vir no início de sua produção escrita. O propósito de um prefácio é convencer o seu leitor de que ele deve ler o resto de sua obra. Escrever um bom prefácio incorporará as suas razões pessoais para explorar o assunto escrito e, ao mesmo tempo, convencer o leitor a continuar a leitura.
Step 1
Explique por que você está interessado no tópico. Dê um exemplo curto de uma situação de sua vida pessoal. Diga, por exemplo, que você teve um professor que era interessado nesse assunto ou escreva sobre quando você foi à Espanha e decidiu que gostaria de estudar arquitetura moderna espanhola. Faça isso em um ou dois parágrafos.
Step 2
Explique por que esse assunto é importante para você e por que poderia ser para o leitor. Não é convincente, por exemplo, se a sua única explicação sobre o porquê das pessoas lerem o seu ensaio sobre rosas é porque você acha que as flores são bonitas. Certifique-se de incluir o que torna a sua escrita ou o seu assunto único, especialmente se muitos ensaios já foram escritos sobre o assunto escolhido. Em um prefácio de uma coleção de sonetos de amor, por exemplo, pode-se dizer que eles são relevantes devido à forma como retrabalham formas convencionais de linguagem.
Step 3
Dê exemplos de pessoas que já escreveram sobre tópicos semelhantes ao que você escolheu. Esses exemplos são chamados de referências secundárias. Caso os leitores se interessem pelo seu assunto, essas referências os ajudarão a saber onde podem encontrar livros, artigos ou ensaios similares. O número de parágrafos que você utilizará nesse passo depende de quantas referências secundárias você quer listar. Dependendo de quantas pesquisas você quer discutir, essa seção pode ser menor que um parágrafo, mas pode ser muito maior se o seu tópico tem um histórico longo.
Step 4
Agradeça as pessoas que o ajudaram durante o processo. Um prefácio geralmente inclui uma lista de amigos e colegas que o autor gostaria de agradecer por terem ajudado na pesquisa. Faça isso no final do prefácio, nos últimos um ou dois parágrafos.
Mais Artigos
Referências
- The Chicago Manual of Style, 16th Ed; 2010 [em inglês]
- HACKER, D.; SOMMERS N.: A Writer's Reference, 7 ed; 2011. [em inglês]
Dica
- Se você não está interessado no assunto, provavelmente seu leitor não estará também. Anime-se e mostre isso em seu texto.
- O tamanho de um prefácio pode variar, mas não deve nunca ser maior que o seu primeiro capítulo. Seja breve.
- Nunca inclua o nome de ninguém sem consultá-lo primeiro.
- Não escreva um prefácio até você ter escrito todo o ensaio.
Advertência
- Nunca envie um artigo para publicação sem revisá-lo primeiro. Ler o seu artigo em voz alta pode ajudar a encontrar erros de pontuação e ortografia.
Sobre o Autor
Since 2006, Lorna Parever has worked as a professional writer on topics as diverse as contemporary art, teaching and etiquette. She has published internationally in print magazines and online publications and works as a freelance and consultant editor. Parever holds Bachelor of Arts degrees in literature and art history and a Master of Arts in art history.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images