Como escrever frações em palavras

••• Phil Ashley/Digital Vision/Getty Images

Para escrever frações em palavras, simplesmente escreva exatamente como você diria se estivesse lendo em voz alta. Normalmente, isso é uma coisa muito simples de fazer, mas pode ficar um pouco complicado e embaraçoso com algumas frações. Como a maioria das coisas, quanto mais você fizer, mais fácil se torna. E se você nunca esteve completamente confortável em trabalhar com frações, escrevê-las em palavras pode realmente ajudar a aprofundar seus conceitos fracionais.

Passo 1

Observe a fração com o número 2 como denominador. Lembre-se, o denominador é o número inferior da fração. A fração 1/2 é escrita "um meio", a 3/2 é "três meios" e a 17/2 é "dezessete meios".

Passo 2

Observe a fração que o denominador é o número 3. Por exemplo, 1/3 é escrita "um terço", 2/3 é "dois terços" e 10/3 é "dez terços".

Passo 3

Continue o modelo e observe as frações em que o denominador é o número 4. A fração 1/4 é escrita "um quarto", 3/4 é "três quartos" e 16/4 é "dezesseis quartos".

Passo 4

Observe as frações com denominadores maiores. Por exemplo, a fração 2/15 é escrita "dois quinze avos", 4/21 é "quatro vinte e um avos" e 3/20 é "três vinte avos".

Passo 5

Tente frações com denominadores maiores. A fração 2/578 é escrita "dois quinhentos e setenta e oito" e 235/3.406 é "duzentos e trinta e cinco três mil quatrocentos e seis". Como você vê, quanto maior o numerador e o denominador, mais complicada se torna a escrita.

Passo 6

Observe um outro tipo de fração. Um número misto, às vezes chamado de fração mista, consiste de um número inteiro e uma fração. Um exemplo de um número misto é 5 1/4. O número inteiro é 5 e a fração é 1/4. Em palavras, 5 1/4 é "cinco e um quarto". De novo, o truque é escrever exatamente da forma que você diria se estivesse lendo em voz alta.

Mais recentes

×