Como calcular a soma dos quadrados dos desvios em relação à média (Soma dos quadrados)

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Um passo crucial em muitas análises estatísticas é o cálculo da soma dos quadrados dos desvios em relação à média, por vezes referido como o "cálculo da soma dos quadrados". Você pode obter o resultado desse cálculo com qualquer fórmula que use uma soma de quadrados.

Passo 1

Calcule a média da sua lista de números. Basta somar todos os valores e dividir o resultado pelo total de números em sua lista.

Passo 2

Subtraia a média que acabou de encontrar a partir de cada número na lista original. Isso resultará em vários números negativos, mas não há problema. Essa lista será conhecida como os "Desvios em relação à média".

Passo 3

Eleve ao quadrado todos os números da sua lista recém-modificada dos desvios em relação à média. Lembre-se de que para elevar um número ao quadrado, basta multiplicá-lo por ele mesmo. Como isso resulta apenas em um número positivo, todos os números na sua nova lista deverão ser positivos. Ela será a lista dos quadrados dos desvios em relação à média.

Passo 4

Some todos os números na lista dos quadrados dos desvios em relação à média. O resultado é chamado de "Soma dos quadrados dos desvios" e pode ser usado em qualquer fórmula que exija uma soma dos quadrados como um de seus termos.

Mais recentes

×