Como escrever um poema paródia
Poesie image by KMS from Fotolia.com
Paródias surgem de várias formas. De filmes como "Todo mundo em pânico" e "Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!" a todas as músicas do Weird Al Yankovic, elas divertem a audiência e a levam a refletir sobre o tema. Até mesmo os poemas literários mais reverenciados podem inspirar outros poetas a acordar seu senso de humor e criar suas próprias versões de outros trabalhos. Comece escolhendo um poema que você verdadeiramente ame, para escrever sua própria paródia.
Step 1
Escolha um poema como fonte de inspiração. A obra original pode ser clássica ou contemporânea, mas poesias popularizadas funcionam melhor. O ideal é que você tenha na memória partes do poema original.
Step 2
Estude o estilo e a musicalidade da poesia escolhida. Tome notas acerca do seu esquema rimático, que é o padrão de rimas usado ao longo da obra. Há uma rima diferente a cada dois versos, qualquer outro verso rima com algum outro ou as palavras de uma mesma frase poética rimam? Não se esqueça de prestar atenção à métrica — a maneira com que são dividas as sílabas átonas e tônicas — da poesia original. Sua paródia deve imitar esses elementos.
Step 3
Escolha um tema para sua paródia que a diferencie da forma original. Quanto maior a diferença, melhor. Por exemplo, considere Weird Al transformando a música "Like a Virgin" ("Como uma virgem"), de Madonna, em "Like a Surgeon" ("Como um cirurgião"). Ao escolher um tópico em voga para a paródia, Weird Al adiciona humor mantendo um tom de brincadeira, em vez de crítico.
Step 4
Faça o rascunho de sua paródia usando tanto o tema de sua preferência quanto à métrica, rima e linguagem da obra original.
Step 5
Leia seu poema paródia em voz alta. Pergunte a si mesmo se ele tem a fluidez e o ritmo do original, se tem um tom divertido e se te faz rir. Se não, tome notas de qual parte da paródia está com problemas e revise-a, caso seja necessário.
Step 6
Deixe seu poema de lado por alguns dias, para depois lê-lo novamente com novos olhos. Novamente, pergunte a si mesmo se ele remete ao original de uma forma divertida e engraçada. Se não, revise mais uma vez.
Referências
Dica
- Leia exemplos de outros poemas paródia. Note como eles imitam o original, mas fazem uso da mesma linguagem, métrica e rima.
Advertência
- Estude sobre trabalhos de transformação e direito autoral. Segundo a lei brasileira, "são livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária e nem lhe implicarem descrédito" (lei 9.610/98 Art. 47). Mantenha em mente que trabalhos de transformação precisam conter mudanças significativas sem relação à obra original para que não sejam consideradas plágio. Em caso de dúvida, consulte um profissional a respeito de direito autoral e paródias.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Poesie image by KMS from Fotolia.com