Como citar referências usadas para slides do PowerPoint
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Para importantes apresentações acadêmicas ou empresariais, é importante ser transparente sobre as suas fontes para informações factuais. Você deve fornecer citações para suas fontes dentro do corpo visível de sua apresentação. Existem dois métodos comuns usados para criar citações para o uso dentro do PowerPoint.
Step 1
Use o estilo padrão de sua indústria quando criar citações para notas de rodapé, notas finais e apresentações de terceiros. Cada campo tem suas próprias convenções de estilo, contudo os estilos de citação devem seguir as regras da ABNT. Segui-lo é importante para fazer uma boa apresentação.
Step 2
Escolha entre notas de rodapé e notas finais. Se você notou que outros em sua área favorecem um ao invés de outro, siga o seu exemplo, caso não exista tal convenção, só é importante ser consistente e usar um ou outro.
Step 3
Insira uma caixa de texto (Inserir>Caixa de texto) na parte de baixo de um slide para criar citações de rodapé. Coloque o link das informações (como uma citação de um livro ou URL) para o texto de sua apresentação por um símbolo (Inserir>Símbolo) ou número (como "1."), fazendo que o símbolo ou número corresponda à citação na caixa de texto.
Step 4
Crie um slide no final da apresentação para as notas finais. Nomeie o slide como "Notas" e coloque o link das informações de citação para o seu corpo de texto através de números, que são mais fáceis de organizar em notas finais do que símbolos.
Step 5
Crie um slide para citar as apresentações como o seu último slide. Se você selecionou notas de rodapé ou notas finais, sempre inclua uma lista de, pelo menos, as fontes mais importantes para a sua apresentação. É possível deixar o slide e começar a discutir a sua apresentação com o público, deixando a impressão (correta) de que a sua apresentação foi bem pesquisada.
Recursos
Dica
- Para obter o máximo de transparência, as notas de rodapé são preferíveis dentro das apresentações do PowerPoint. Elas aparecem mais longas na tela do que em uma única página de notas final e, portanto, mais fáceis para o seu público absorver. Se usar notas finais, dê à audiência um momento para lê-las e esteja disposto a voltar para a página se alguém pedir uma fonte.
Sobre o Autor
Erik Steel is a graduate of the University of Michigan, earning his bachelor's degree in Russian. Steel has worked as writer for more than four years and has contributed content to eHow and Pluck on Demand. His work recently appeared in the literary journal "Arsenic Lobster."
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images