×
Loading ...

Como escrever um roteiro para um desfile de moda

Seja para um evento de caridade, parte da programação de um clube ou para introduzir o talento de um novo estilista, fazer um roteiro para um desfile de moda pode ser muito divertido.

Instruções

  1. Identifique um tema geral para o desfile de moda. Por exemplo, talvez os estilos sendo modelados se relacionem a uma estação específica, uma data comemorativa ou um local específico (escritório, uma praia, um cruzeiro). Talvez ele esteja voltado para uma determinada faixa etária (adolescentes e pré-adolescentes ou mulheres com mais de 50). Talvez o evento apresente a versatilidade de um estilista emergente ou reflita uma mistura que diferentes artistas criaram de um número limitado de materiais. Outras opções para um desfile de moda temático pode destacar uma determinada época ("Anos 40"), pegar emprestado cenas de filmes populares e programas de TV ou celebrar a diversidade cultural com as tendências de diferentes regiões do mundo.

    Loading...
  2. Determine quantos modelos estarão participando do desfile de moda e se eles irão usar uma roupa cada ou se haverão várias trocas de roupa. Esta última condição é crucial em termos de permitir tempo suficiente para que eles troquem de roupa nos bastidores antes de terem que voltar novamente.

  3. Instrua todos os modelos a vestirem as roupas que irão usar para que você possa determinar a melhor ordem para aparecem no show. Em alguns casos, esta decisão pode estar fora de suas mãos (o estilista tem transições específicas que ele quer que sejam seguidas ou talvez o título do evento, "do amanhecer ao anoitecer", não permita qualquer reorganização). Se não for possível que os modelos fiquem por perto enquanto você os move fisicamente de um lugar para o outro, o mínimo a ser feito é tirar uma foto digital de cada um para ter material para trabalhar em seu computador.

  4. Anote o nome de cada modelo e de como ele gostaria de ser apresentado no desfile. Obtenha uma descrição completa de cada roupa com o estilista que a projetou. Esta descrição deve incluir o tipo de tecido, o detalhamento (a gola de pele de raposa), os acessórios (salto agulha de 10 cm, um chapéu Panamá, pulseiras de jade), e (a menos que seja completamente óbvio) onde ele pode ser usado ("perfeito para assistir a uma corrida"). Se vários estilistas estiverem participando do desfile, será preciso anotar sua experiência, onde estudaram, o que inspirou suas criações e qualquer outra informação que você quiser incluir. Se os itens na passarela estiverem à venda, inclua o preço de cada um deles em seu comentário.

  5. Aloque uma quantidade igual de tempo para cada roupa na passarela. Se estiver fazendo isso pela primeira vez, a contagem de palavras para cada descrição deve estar entre 100 e 200 palavras. Isso depende, é claro, do comprimento físico da passarela ou palco ou se o desfile for ao redor de uma piscina ou pátio. Já que provavelmente haverá apenas um ensaio com os modelos, a melhor maneira para testar se muito ou pouco foi escrito é você mesmo andar na pista ou em volta da piscina e ler a sua primeira descrição em voz alta. Seja qual for a contagem de palavras para este primeiro momento, o resto das descrições devem ter aproximadamente o mesmo tamanho.

  6. Escolha a trilha sonora para o evento. A menos que você possa contar com a ajuda de alguém para lidar com o sistema de som, mantenha a simplicidade. A música selecionada deve ser consistente com o tema geral do desfile e deve ser tocada suavemente ao fundo sem se destacar demais.

  7. Escreva uma abertura e desfecho de acordo com o tema do desfile. Se for um evento de caridade, por exemplo, suas observações devem agradecer ao público por terem vindo e explicar o destino dos lucros do desfile. Se estiver dando destaque às obras de um estilista específico, a abertura deve começar com seu passado, suas realizações e o que inspirou a conceber os projetos sendo apresentados. Se o objetivo da mostra é deixar as pessoas animadas com as próximas férias, chame a atenção do seu público no começo com uma citação inteligente, uma estatística ou a leitura de um poema curto. Os comentários no desfecho devem agradecer ao público, aos modelos e aos estilistas, e informar a todos sobre futuros projetos, onde se dirigir para aperitivos, ou anunciar onde as roupas podem ser compradas.

Loading...

Dicas

  • Se tirar fotos digitais do que cada modelo estará usando no desfile, é possível facilmente visualizá-las em uma apresentação de slides no monitor do computador e determinar a melhor ordem.
  • Escreva o seu roteiro em cartões, em vez de papel A4. A razão é que os cartões são menos intrusivos e menos prováveis de cair de suas mãos. Numere os cartões também, caso eles caiam.

Aviso

  • Sempre tenha assunto extra em seu roteiro para atrasos que inevitavelmente ocorrerão. É melhor ter muito material para usar do que ter que enfrentar essa circunstância constrangedora na frente de todos, sem ter nada a dizer durante a espera do próximo modelo.
  • Sempre pratique em voz alta várias vezes antes do desfile. Muitas vezes o que parece ótimo no papel não soa tão bom quando dito ao vivo.
Loading ...
Loading ...