Como escurecer madeira utilizando palha de aço e vinagre

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A mobília escurecida possui um visual interessante que é mais fácil de manter do que a madeira pintada. Entretanto, algumas pessoas não gostam de utilizar os produtos químicos vendidos em lojas para fazer esse acabamento. Sendo assim, a utilização do vinagre e da palha de aço torna-se uma alternativa barata, pois o ácido existente no vinagre e o ferro existente na palha de aço entram em reação, criando um lindo acabamento.

Passo 1

Prepare a madeira para o escurecimento. Se ela já possuir um acabamento, retire-o com a lixa. Em caso de não haver acabamento, limpe toda a superfície da madeira com um pano úmido e deixe-a secar completamente antes de começar a trabalhar.

Passo 2

Experimente vários tipos de vinagre, pois cada um deles irá criar um acabamento diferente. Por exemplo, o vinagre de maçã cria um acabamento acinzentado enquanto o vinagre balsâmico cria uma coloração marrom.

Passo 3

Crie uma mistura que seja metade vinagre e metade água e mergulhe a palha de aço nela, deixando-a até o dia seguinte. Teste seu escurecedor em um pedaço qualquer de madeira que seja do mesmo tipo daquele no qual você pretende fazer o acabamento, pois madeiras distintas reagem diferentemente à mistura. Se desejar uma coloração mais escura, deixe a palha de aço mergulhada por mais algum tempo.

Passo 4

Aplique a mistura com a palha de aço através de movimentos longos e uniformes.

Passo 5

Limpe o excesso com um pano e deixe a madeira secar completamente.

Passo 6

Lixe levemente a madeira com uma lixa 220 e aplique o selante para proteger a superfície.

Mais recentes

×