As cores mais apropriadas para serem usadas nas salas de aula
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Paredes brancas, como usadas geralmente nas salas de aula, não são favoráveis para o aprendizado. As salas todas brancas causam tensão ocular e passam a impressão de um local muito sério. Elas devem refletir o conforto e a segurança de um lar. Salas coloridas promovem a criatividade e a coesão entre os alunos e a professora. A mera presença de obras de artes coloridas nas paredes brancas não substitui a sensação antisséptica dessas salas.
As cores das paredes
As salas de aula devem incluir uma variedade de cores em suas paredes para acrescentar interesse e atrair as mentes desses seres em aprendizagem. As paredes que os alunos enxergam durante as palestras devem ser pintadas em cores mais escuras ou com um tom complementar para reduzir a tensão ocular enquanto tomam notas. As paredes com janelas devem ser pintadas com cores mais claras para equilibrar a luminosidade do sol. Vermelho e azul escuro geralmente irritam e possivelmente podem ser prejudiciais para o aprendizado.
Orientação da sala
John C. Thompson, da Companhia de Vidros Laminados de Pittsburgh, afirma que as salas que estão viradas para o oeste ou sul devem ser pintadas em cores mais frias como o azul ou o verde. E as salas que dão para o norte ou leste devem ser pintadas com cores mais quentes como o amarelo, laranja ou vermelho claro.
Esquemas de cores
O estudo da reação do corpo às cores vem desde Pitágoras. A cor influencia nas atitudes, comportamentos e aprendizado dos alunos. As crianças da pré-escola são atraídas por cores mais quentes e brilhantes. A medida que elas crescem, passam a preferir cores mais escuras: cores um pouco mais frias no ensino fundamental e cores mais intensas no ensino médio.
O amarelo é uma cor mais energética, perfeita para aulas de história, idiomas, física e economia. O laranja é também estimulante e é apropriado para as aulas de estudos sociais. A cor pêssego inspira a criatividade e pode ser usada nas salas de arte. O azul inspira tranquilidade e pensamento lógico, e combina bem com as salas de ciências, matemática e política. O verde invoca sentimentos de natureza e é calmante, combinando bem com as salas de arte, música, biologia, linguagem artística e economia. O violeta é dramático e é uma cor perfeita para salões para bandas. O Vermelho é associado com raiva e perigo, por isso não deve ser usado em salas de aula.
Referências
- “Instructional Innovator;” Choose the Right Colour for Your Learning Style; E. Sinofsky and F.G. Knirck; 1981 [em inglês]
Sobre o Autor
Tammy Moore is a writer, crafter, and artist in Austin, Texas. She has worked within the craft and hobby industry for over seven years. Her articles and projects have been published online at www.scrapjazz.com and in "Creative TECHniques Magazine." Moore attended the University of Central Oklahoma in Edmond, Oklahoma.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images