Por que meu peixe telescópio está trocando suas cores?

Apesar de terem boa resistência, os telescópios negros não tem voz para dizer-lhe quando estão doentes, por isso eles usam formas mais sutis de comunicação.
Cores desvanecidas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Um peixe doente geralmente muda sua cor. A cor pode ficar escura e pálida, ou no caso do telescópio negro, a cor fica clara e parece muito menos pigmentada do que o normal.
Idade e estresse

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
A troca ou a superlotação de um aquário, pode estressar o telescópio, causando o desaparecimento de sua cor. A idade também é um fator que pode influenciar. Os telescópios negros podem variar sua cor para o bronze, cinza, preto e até mesmo para o alaranjado. Esses peixes nada mais são do que uma raça de carpa, a qual habita águas frias. O telescópio negro ficará alaranjado se a temperatura da água do aquário estiver muito quente.
Companheiros de aquário agressivos

Visage/Stockbyte/Getty Images
O compartilhamento do aquário com peixes particularmente agressivos também pode afetar a coloração de um telescópio negro. Ele é incapaz de competir com peixes rápidos e agressivos e podem sofrer com o desbotamento de sua cor devido ao estresse da situação.
Manchas brancas

Viewstock/Photodisc/Getty Images
O telescópio negro pode apresentar manchas brancas ao longo de seu corpo; o que se assemelha com a mudança de cor. No entanto, esse não é o caso. Na verdade, as manchas brancas fazem parte de uma doença parasitária que deve ser tratadas com Ictio ou Ich Attack. Estes medicamentos estão disponíveis em lojas de animais domésticos.
Perda de escamas

George Doyle/Valueline/Getty Images
O telescópio negro pode perder algumas escamas, o que faz parecer que ele está mudando de cor. Normalmente, isso não é motivo para alarme, pois, às vezes, o peixe pode ter arrancado uma ou duas escamas em uma pedra ou outra superfície dura. Se muitas escamas começam a cair, mais estudos precisam ser feitos para encontrar uma razão e um possível tratamento.
Referências