Especificações do motor CAT 3116
O motor marinho CAT 3116 está disponível em seis modelos. O MG5050, o MG5061, o MG506-1, o MG506A, o MG507-1 e o MG5061A variam entre 152 e 166 cm de comprimento, com 86 cm de altura e 82 cm de largura. Pesam entre 86 e 159 kg e têm entre 205 e 350 cavalos de potência (cv) da caldeira. Todos giram entre 2400 e 2800 RPM. Há modelos distintos para circunstâncias diferentes, mas cada uma das variações do 3116 tem especificações padrão.
Especificações padrão do motor.
Cada um dos motores CAT 3116 é um motor a diesel de ciclo de quatro tempos com diâmetro de 10,5 cm, traçado de 12,7 cm, uma cilindrada de 402 polegadas cúbicas e uma taxa de compressão de 16:1. O extremo do volante do motor gira em sentido anti-horário. O motor pode conter 28 litros de líquido refrigerante e 25 litros de óleo lubrificante. É necessário trocar o óleo a cada 250 horas.
Equipamento padrão
O motor marinho CAT 3116 possui uma válvula-filtro de sistema seco de estágio único com um indicador de serviço e um alternador de 12 volts e 51 amperes acionado por correia. O sistema de arrefecimento serve para o óleo de transmissão, o permutador de calor, o óleo do motor, a bomba de água do mar e o tanque de expansão. Também há um coletor de escape e um termostato contator de baixo nível de água. O volante de motor é um SAE Nº 3, montado na parte de trás do arranque, e o filtro de combustível é um solenoide de corte. O 3116 tem um regulador mecânico, um motor de arranque elétrico, acionamento de tacômetro de captadores magnéticos e um amortecedor de vibração de torsão; além de vir com um filtro de óleo, um enchimento e uma vareta para verificação do nível de óleo.
Equipamento opcional
Cada um dos motores marinhos CAT 3116 podem ser complementados com uma série de opções. Por exemplo, o volante do motor pode ser substituído pelo SAE Nº 2 ou 3 na parte da frente do arranque. A entrada de ar pode ser substituída por um alternador acionado por correia de 24 volts e 35 amperes; 24 volts e 60 amperes; ou 12 volts e 105 amperes. O sistema de lubrificação pode ser adaptado para um utilizador canhoto ou pode vir com um excelente sistema de acesso, também pode vir adicionado um dispositivo de escape em cotovelo e um kit de cruzeiro. Pode ter também um suporte de cabo de controle de combustível roteador traseiro, assim como um resfriador de combustível e uma bomba de escovas. Vêm disponibilizados vários instrumentos, incluindo um medidor de serviço e painéis de instrumentos simples ou duplos. Pode vir adicionada uma tomada de força e são disponibilizados dispositivos de temperatura do óleo e da água.
Referências
Sobre o Autor
Josh Shear began writing professionally in 1999. He has been an editor at Reminder Publications and project coordinator at the daily online news site syracuse.com. He received his Bachelor of Arts in English from Western New England College, and took graduate courses in mass media theory at Syracuse University's S.I. Newhouse School of Public Communications.