Especificações do motor Nissan K21
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A Nissan usa seu motor K21, que é uma unidade de dois litros e quatro cilindros que pode ser movida a GLP ou gasolina, em várias de suas empilhadeiras da série LX. A LX é uma empilhadeira relativamente pequena, que foi feita para mover paletes de carga com peso entre 675 e 1.350 quilos. O K21 só é usado nas empilhadeiras de capacidade máxima de carga até 1.125 quilos, as para trabalhos mais pesados usam o motor K25, de 2.5 litros, ou um outro motor de 3.3 litros a diesel.
Descrição e aplicações
O K21 possui um deslocamento de 2.065 cc (126 polegadas cúbicas). Ele pode vir com carburador ou injeção eletrônica (que a Nissan chama de ECCS, "electronic concentrated control system", sistema de controle eletrônico concentrado). A versão carburada do K21 gera 46,23 cavalos a 2.200 rpm e 15,7 kgfm de torque a 2.000 rpm. O K21 é usado nas empilhadeiras L01A, PL01A, FL01A, UL02A e YL02A e em todas as suas variações.
Especificações básicas
Todos os motores K21 possuem diâmetro de pistão de 88,9 mm e curso de 83 mm, duas válvulas por cilindro, câmara de combustão em forma de banheira e ordem de disparo dos cilindros 1-3-4-2 (sendo que o número um é o pistão mais próximo da bomba d'água). O motor K21 mede 73,2 cm de comprimento, 56,2 cm de largura e 74,3 cm de altura. Ele pesa 136,9 kg a seco (Sem a água do sistema de arrefecimento nem os 3,8 litros de óleo de seu cárter e filtro). A taxa de compressão varia de acordo com o combustível: 8.7:1 nos motores a gasolina e 9.3:1 nas versões a GPL. As versões a gasolina precisam usar gasolina de 89 octanos e os motores GPL precisam de combustível 30P ou maior em tempo frio.
Especificações de sincronização do comando
Todos os motores K21, independente do combustível, usam a mesma sincronização de comando, marcha lenta e ignição. As válvulas de admissão se abrem 14 graus antes do topo do movimento dos pistões e se fecham a 30 graus depois do fundo do movimento dos pistões. As válvulas de exaustão se abrem a 32 graus antes do fundo do movimento dos pistões e se fecham 12 graus após o topo do movimento dos pistões. Com o motor quente, a folga entre as cabeças de válvulas e a coroa do pistão é de 0,038 cm.
Especificações de avanço e rotação
A ignição do K21 vem de fábrica com avanço de exatamente zero (ou seja, as velas são disparadas no momento mais alto do pistão). A rotação padrão em marcha lenta é de 700 rpm, mas no modo de marcha lenta alta ela chega a 2.700 rpm. O motor pode chegar a até 3.000 rpm com carga contínua e 3.600 rpm sem carga. A potência é transmitida do virabrequim para as bombas hidráulicas através de uma corrente silenciosa.
Ferramentas especiais
Você precisará de uma série de ferramentas especiais para fazer manutenção no motor K21. É possível comprá-las diretamente da Nissan ou na loja em que comprou sua empilhadeira. Essas ferramentas são um removedor de polias (código #KV11103000), uma ferramenta de acoplamento ao motor (#ST05240001), um conjunto de calços para o motor (#ST0501S000), um removedor do rolamento principal do virabrequim com dois adaptadores (#KV101041S0), um removedor de válvulas (#ST12070000), um colocador de guias de válvulas já com o acessório de 7,00 mm (#ST1102S000), um soquete para sensor de oxigênio (#KV10113700), um bastão para substituição dos lacres de óleo dianteiro e traseiro (#ST1524S000 e #KV10105500, respectivamente) e um bastão para substituição de lacres de óleo (#ST15243000).
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Referências
Sobre o Autor
Richard Rowe has been writing professionally since 2007, specializing in automotive topics. He has worked as a tractor-trailer driver and mechanic, a rigger at a fire engine factory and as a race-car driver and builder. Rowe studied engineering, philosophy and American literature at Central Florida Community College.
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