×
Loading ...

Por que as espumas de sabão voltam pelo ralo?

Problemas com encanamento costumam angustiar os donos da casa. Um bastante comum é quando a água ou a espuma do sabão volta pelo ralo. Dependendo de onde isso ocorre, o problema pode ser resolvido sem a necessidade de chamar algum profissional, mas em outros casos, é preciso contatar um encanador. O retorno da espuma costuma ser causado pela incapacidade da água de escoar pela tubulação ou pela linha central de esgoto.

Quando e por que isso ocorre?

Esses problemas são observados durante o uso da lava-louças, principalmente no enxágue. Se isso ocorrer em diversos ralos ou com diversos eletrodomésticos, o problema pode estar na linha central de esgoto. Se for em apenas um local, pode ser naquele cano específico. Se a água e espuma se acumulam um pouco e depois escoam, o bloqueio pode ser parcial. Já se elas não escoarem, o entupimento pode ser total, ou quase total.

Loading...

Problemas para localizar o entupimento

Pode ser difícil determinar a fonte do entupimento, mas, por vezes, ele pode ser resolvido com um pistão. Em muitos casos, o entupimento nas linhas principais ocorre por conta de uma raiz de árvore. Elas são bastante problemáticas, mas o caso pode ser resolvido com máquinas que os encanadores profissionais têm.

Tratamento e quando chamar um profissional

Os entupimentos que fazem com que a espuma do sabão volte pelo ralo não devem ser tratados com desentupidores vendidos em mercados. Além de serem ineficientes para lidar com entupimentos no sistema de esgoto, a água que volta à pia ficará contaminada com os produtos químicos.

Se o problema for localizado, ele pode ser resolvido com uma broca manual, que pode ser comprada em lojas de ferragens. O desenho é relativamente simples, consistindo em um fio comprido com um gancho em espiral na ponta, entretanto, elas são ineficientes se o problema for na tubulação de esgoto, pois elas não são grandes o suficiente para alcançá-la. Nesse caso, as "sink snakes" podem ser usadas, mas, se não usadas corretamente, mais atrapalham do que ajudam.

Por vezes, uma quebra ou acúmulo de resíduos no esgoto pode causar o entupimento, o que impedirá o escoamento de água. Se o caso for de quebra, será preciso trocar o cano.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...