Como esterilizar uma agulha

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

As pessoas frequentemente utilizam agulhas para ajudar a remover uma farpa ou até para estourar uma espinha. Se ela for usada para perfurar a pele, mesmo que uma perfuração leve, é necessário esterilizá-la primeiro. As agulhas podem ser esterilizadas basicamente de duas maneiras diferentes: pela aplicação de calor ou através de meios químicos, tais como colocando-a de molho em álcool ou água oxigenada. O método a ser escolhido dependerá de onde a agulha será utilizada, quanto tempo você tem e qual método é o mais conveniente no momento. Apenas lembre que é importante escolher um método ou outro sempre que for perfurar a pele com uma agulha.

Passo 1

Lave a agulha antes, na palma da sua mão, com algumas gotas de detergente e água. Esfregue o seu polegar sobre a agulha no sabão até que qualquer sujeira, gordura ou óleo tenha sido removido. Enxágue e deixe secar em uma toalha de papel.

Passo 2

Dobre uma toalha de papel duas vezes, umedeça-a e reserve. Agarre o lado sem ponta da agulha firmemente com alicate, pinça ou uma luva de forno e mergulhe a outra ponta em uma chama. Ela pode ser a boca de gás em um fogão ou uma vela. Não segure a agulha acima da chama (onde fuligem pode acumular-se), mas sim no lado dela, e mantenha na posição até que esteja bem quente.

Passo 3

Coloque a agulha na toalha de papel úmida que você preparou antes e deixe esfriar.

Passo 4

Lave suas mãos com álcool ou água oxigenada e então pegue a agulha pelo lado sem ponta. Tente não tocar o outro lado enquanto você a utiliza.

Passo 5

Encha uma xícara de chá com aproximadamente 1,5 cm de álcool ou água oxigenada, se você não quer utilizar o calor. Jogue a agulha na xícara e deixe por 20 segundos.

Passo 6

Lave suas mãos com álcool ou água oxigenada e, cuidadosamente, remova a agulha da xícara agarrando-a pelo lado sem ponta.

Mais recentes

×