Como limpar e dar brilho a um fio de cobre queimado

••• copper cable image by Witold Krasowski from Fotolia.com

O cobre é um dos metais mais brilhantes que conduzem eletricidade. Diversos itens são feitos de cobre, tais como lâmpadas decorativas, fundos de potes e panelas, pois é um metal durável. Fios elétricos de cobre tem um revestimento externo para evitar ferrugem, corrosão e escurecimento. A condutividade do fio de cobre permanece na fiação limpa, embora o revestimento poderá queimar em torno do fio, em caso de um fogo ou fagulhas. Fazendo a limpeza do fio de cobre corretamente irá restaurar seu brilho.

Passo 1

Lave o fio de cobre queimado completamente em detergente e água para remover todos os vestígios de óleo, graxa ou camada de fio queimado. Retire pequenos pedaços da camada fora do fio com a mão.

Passo 2

Enxague minuciosamente o fio de cobre de modo que nenhum resíduo de detergente permaneça. Seque o fio com uma toalha e coloque-o para secar completamente.

Passo 3

Corte um limão em seis fatias com uma faca afiada. Esprema-o mantendo sobre o fio de cobre de modo que o suco comece a escorrer sobre o fio. Esfregue o fio de cobre com o limão, segurando e apertando.

Passo 4

Comprima uma segunda fatia de limão, para que a maior parte do sumo escorra no fio. Polvilhe uma boa quantidade de sal na fatia de limão e esfregue-a no fio.

Passo 5

Repita o processo esfregando o fio com sal e limão, até que o cobre fique limpo e brilhante.

Mais recentes

×