Como esterilizar metal

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A esterilização do metal é um processo em que os germes presentes no material são mortos para evitar infecção a partir da utilização do metal. Apenas limpar não é suficiente para a esterilização. Além de uma limpeza completa, você precisará aplicar calor sob a forma de água fervente. O calor mata os germes sem danificar o metal no processo, deixando o material em estado esterilizado e pronto para ser utilizado.

Passo 1

Coloque uma panela limpa que seja grande o suficiente para submergir o metal em água em um fogão.

Passo 2

Lave bem as mãos com sabão e água morna. Enxágue o sabão das mãos com água corrente quente e seque com uma toalha limpa. Cubra as mãos limpas com um par de luvas estéreis.

Passo 3

Limpe o metal com uma combinação de sabão neutro e água morna e enxágue com água corrente quente. Examine o metal com cuidado após a lavagem para garantir que você tenha removido todos os vestígios do sabão.

Passo 4

Coloque o metal dentro da panela. Cubra-o com água, certificando-se de que esteja completamente submerso abaixo da superfície da água e tampe a panela.

Passo 5

Ligue o fogão a uma temperatura alta o suficiente para ferver a água da panela. Espere a água ferver e, então, defina um cronômetro para 15 minutos. Deixe o metal no fogo durante todo esse período.

Passo 6

Use um par de luvas de forno para retirar a panela do fogão e coloque-a sobre uma superfície resistente ao calor. Deixe a panela e o seu conteúdo esfriarem até atingirem uma temperatura ambiente.

Passo 7

Jogue a água da panela fora. Vista um novo par de luvas esterilizadas e remova o metal de dentro da panela. Use o item imediatamente.

Mais recentes

×